Como o uso de ferramentas de gestão comercial podem alavancar suas vendas?

Como o uso de ferramentas de gestão comercial podem alavancar suas vendas?

Ferramentas de gestão comercial são fundamentais pra qualquer gestor que deseja alavancar suas vendas e obter um melhor desempenho de seu negócio.

Para criar um universo de possibilidades e assim garantir excelentes resultados no seu segmento de mercado, as empresas precisam começar a entender que o uso de ferramentas de gestão comercial é importante e deve ser implementado nos mais diferentes setores.07

Se você tem uma empresa ligada ao ramo de vendas. E deseja saber como as ferramentas de gestão comercial podem alavancar seus resultados, então continue lendo esse post e descubra de que forma os recursos tecnológicos voltados para a gestão comercial podem aumentar suas vendas.

Confira!

Gestão comercial e tecnologia: Como essa relação pode alavancar suas vendas

 Para muitos empreendedores, visualizar os benefícios que a tecnologia pode gerar para a gestão de vendas de uma empresa, nem sempre é fácil. Mas basta parar um pouco para pensar que logo se nota as vantagens que essa relação é capaz de proporcionar. E a primeira a ficar evidente é:

Melhora na gestão de tempo

As empresas que lidam com vendas, tem o seu trabalho associado diretamente ao cumprimento de metas, até mesmo para garantir a sua permanência nesse mercado.

Mas para garantir que todas as metas sejam batidas dentro do prazo estabelecido, é necessário contar com uma boa gestão de tempo. E esse é, justamente, um dos aspectos que podem ser otimizados a partir do uso de tecnologia como uma ferramenta de CRM ou um recurso que lhe dê relatórios em tempo real.

A implantação de ferramentas de gestão comercial pode otimizar consideravelmente o gerenciamento de tempo na sua empresa, seja organizando ou automatizando os processos, tornando o controle das finanças mais efetivos, ou ainda deixando a sua equipe livre para se dedicar as atividades mais importantes da sua companhia.

Este é um diferencial que pode gerar inúmeras vantagens competitivas para o seu negócio, principalmente no que se refere ao aumento das vendas.

Otimiza a relação com o cliente e a sua experiência

Hoje estamos na era do omnichannel, ou seja, dos multicanais. Os clientes desejam entrar em contato com a empresa através do canal que lhe for mais conveniente – seja a loja física ou stand, por telefone, por e-mail, pelas redes sociais ou pelo e-commerce – e esperam ter o mesmo tratamento, obter as mesmas respostas e ter as mesmas condições comerciais, independente do canal escolhido. O que faz todo sentido!

Com isso, as empresas necessitam cada vez mais criar canais de comunicação, de vendas e de atendimento que possibilitem uma conexão mais direta, informal, humana e unificada com o seu público.

Mas o maior desafio, é gerir tudo isso. Cada ferramenta tem suas métricas e relatórios independentes, e muitas vezes, até mesmo as equipes não são as mesmas. Para isso, a tecnologia pode ajudar através de ferramentas e plataformas que unificam estas informações e entregam ao gestor uma visão geral e unificada sobre o atendimento ao cliente em seus canais de vendas.

Com isso, o relacionamento com o cliente vai para outro nível, pois com esta aproximação, é possível entregar uma experiência sem atritos e memorável, a partir de um contato autêntico e alinhado, facilitando assim, a captação e fidelização de clientes.

Auxilio na mensuração do desempenho

Foi-se o tempo que esse a medição do desempenho das vendas era feito por meio de planilhas manuais, que mediam a performance individual de cada colaborador.

Atualmente, os recursos tecnológicos voltados para a gestão comercial também auxiliam na mensuração do desempenho das vendas de uma empresa, uma vez que todos os dados associados ao setor de vendas são lançados no sistema e atualizados em tempo real.

Além disso, estes dados podem ser analisados pelo gestor a partir de relatórios gerados, periodicamente, pelo próprio sistema, o que facilita o acesso a estas informações.

Assim como também permite a identificação de departamentos da empresa que necessitam de melhorias, colaboradores que estão se destacando nas vendas e quais funcionários requerem uma maior atenção nesse quesito.

Eleva a competitividade da empresa

A implantação de ferramentas tecnológicas também permite uma análise criteriosa e estratégica dos seus concorrentes, para que dessa forma, seja possível identificar quais os diferenciais a sua empresa precisa trabalhar para elevar as vendas e, consequentemente, a competitividade da sua marca no mercado.

Conclusão

Portanto, fica claro que a utilização da tecnologia na gestão comercial pode otimizar o desempenho da sua equipe e melhorar a produtividade do seu negócio, alavancando assim, suas vendas.

Entre em contato com algum de nossos especialistas e entenda melhor como a tecnologia pode contribuir para a gestão comercial do seu negócio!

Esse artigo foi útil para você? Então aproveite para assinar nossa newsletter no formulário abaixo e receber mais conteúdos como este.


About the Author

Rodrigo Colen
Rodrigo é sócio fundador da Tripla, onde atua na área comercial, sua experiência com tecnologia vem dos quase 17 anos de experiência na área, passando por suporte, analista de infraestrutura, especialista em redes, arquiteto de soluções até a gerencia da área de tecnologia da informação.