O que é licenciamento de antivírus?

O que é licenciamento de antivírus?

Entenda mais sobre o que é licenciamento de antivírus.

Para conseguir adotar uma estratégia de segurança decente para sua empresa, você vai precisar entender o que é licenciamento de antivírus, alias, nem antivírus, endpoint protection (veja aqui o que é um endpoint  e aqui as funções de um endpoint protection), você vai precisar entender o que é licenciamento de antivírus/endpoint protection, então, mãos a obra, neste artigo vamos explicar “tim-tim por tim-tim”!!!.

O antivírus e os endpoint protection  bem como diversos outros softwares de proteção contra ameaças digitais e roubo de dados precisam de atualização constante. Na verdade a real inteligência de um sistema de proteção de ultima geração esta na “nuvem”, na rede de inteligência Global de segurança que estas empresas criam e sustentam através de bilhões investidos em P&D (Pesquisa e desenvolvimento).

“Sim, quando você contrata ou “compra” um serviço de licenciamento ou subscrição de antivírus ou endpoint protection, você esta na verdade assinando o uso da inteligência desta rede de segurança.  Isso é muito mais profundo que parece, por isso vamos explicar essa rede em outros posts.”

Subscrição te da direito a atualizações constantes.

Aqui é importante que você entenda, que para que o software de proteção (endpoint protection) no seu computador funcione corretamente, ele precisa estar constantemente atualizado, recebendo o resultado do trabalho de inúmeros engenheiros que desenvolvem evoluções constantes e diárias para o produto, como sabemos todos os dias novas ameaças, cada vez mais modernas sao “lançadas no mercado negro” (veja aqui a diferença entre vírus e malware!) e você só precisa pegar uma delas para tornar sua empresa um “verdadeiro inferno”.

Com bilhões de dólares investidos anualmente em P&D, as empresas de segurança não te entregariam de graça o uso da solução. Também é razoável dizer que empresas que investem mais dinheiro em P&D, também entregam melhores resultados finais. Ter o produto certo pro seu ambiente, suportado por uma empresa TOP do mercado, faz TOTAL diferença.

Por que é diferente de outros programas?

Há outros softwares pagos, muitos deles exigem apenas um único investimento inicial. Você compra o direito do uso do software por tempo indeterminado ou seja por toda vida.

Alguns desses você continua inclusive recebendo atualizações, correções de uso, correções de segurança sem precisar pagar mais nada por isso, mas isso esta mudando até no segmento das licenças de uso de sistemas operacionais, tema que vamos abordar em outro post.

O que é licenciamento de antivírus?

Já antivírus e endpoint protection, por outro lado, quando não atualizado (e falo de horas e nao dias), se torna praticamente inútil, abordamos aqui no blog como sobre a evolução do antivírus o NG Antivírus como o machine learning busca diminuir essa necessidade de atualizações, veja nos artigos o antivírus mudou e o que é NG antivirus 

As ameaças evoluem e seu sistema de segurança precisa evoluir mais rápido, para nao ser pego de surpresa.

Subscrição e Licença por tempo indeterminado

Empresas de segurança  como Symantec, Sophos, kaspersky, Mcafee de muitas outras, trabalham com duas modalidades básicas de licenciamento de seus softwares de antivírus. Subscrição e licença de uso por tempo indeterminado. Sutil diferença.

Subscrição

Na subscrição o cliente assina as atualizações do sistema de proteção contra ameaças, por tempo determinado, como 12, 24 ou 36 meses. Geralmente este tipo de contrato sai mais barato para as empresas que o contratam.

Durante o período pelo qual já pagou adiantado, ele recebe atualizações, modificações e o suporte técnico a eventuais problemas no ambiente, este suporte geralmente tem diversos níveis de serviço, para atender a todos os tipos de clientes do menos ao mais exigente.

Neste modelo de subscrição, após o contrato se não renovado, sua empresa precisa remover todas as versões deste software dos computadores, pois não paga mais para ter o direito de uso.

Direito de uso por tempo indeterminado

No direito de uso por tempo indeterminado a empresa “compra” a licença do direito de uso, (a palavra comprar aqui é complexa, pois o software continua sendo da empresa que o criou, sua empresa pode apenas utiiza-lo), e contrata paralelamente um suporte e direito de atualizações.

Neste modelo geralmente o custo inicial da aquisição é maior, em contra partida a atualizaçao e suporte terá um custo menor na renovação. “Menor“, este custo geralmente chega a ser 50% do valor da “aquisição” em algumas modalidades de softwares até mais que isso.

Períodos de contrato

Como dissemos existem diferentes períodos de licenciamento e subscrição de softwares de antivírus. A maioria deles ocorre é com renovações de suporte anual, mas há modalidades bienais, trienais e o mais importante:

A Tripla oferece a seus clientes contratos com pagamentos mensais para qualquer licença ou subscrição. Hoje (em 2017) temos o orgulho de dizer que mais de 25.000 computadores são protegidos no Brasil, com contrato mensal da Tripla! – conte com a gente! 🙂

Diferente de assinaturas de softwares, como aplicações gráficas da Adobe e Office 365, os antivírus não possuem contratos mensais.

A Tripla enxergou a oportunidade, e oferece esse serviço com pagamento mensal! Sua empresa não quer realizar um alto investimento inicial? Pode contratar nossos serviços de segurança, com softwares de qualquer fabricante, e ser feliz! Caso queria comprar também fazemos a venda de licenciamento e subscrição. E dalhe merchant rsrs.

Com isso os contratos podem ser pagos mensalmente, anualmente, bianualmente ou trienalmente. Note, que no formato de pagamento mensal, sua empresa precisa firmar um compromisso de permanência mínima de 12, 24 ou 36 meses.

Diferentes prazos, diferentes preços, descontos progressivos

No caso da aquisição de licenças, subscrições ou contratos, quanto maior for o prazo de compromisso firmado, menor o valor a ser pago. Geralmente, 24 meses é 20% mais barato que 12 + 12, e 36 meses é 30% mais barato que 12+12+12. É mais barato assinar um contrato mais longo.

Por exemplo:

Se uma subscrição custa R$50,00 por 12 meses, logo para 24 meses custaria R$90,00 e 36 meses custaria 120,00 ou menos. As empresas de software de segurança conseguem fidelizar seus clientes e você economiza uma boa grana para sua empresa.

Serviços variados

Os softwares de antivírus e endpoint protection, possuem diversos pacotes de funcionalidades que podem ser adquiridos por sua empresa. Isso permite que sua empresa opte por licenças ou subscrições mais básicas, que oferecem um set de funcionalidades menores.  Ou serviços completos com custos mais elevados,  e quanto mais funcionalidades, maior a segurança e segurança nunca é demais, certo?

O que é licenciamento de antivírus?

A razão é simples: nem todos os clientes podem pagar por de todos os serviços. Nem todos clientes veem valor em todas funções. Neste caso o licenciamento de antivírus concede um caráter customizado de prestação de serviço a cada cliente.

Exemplo Sophos:

A Sophos, uma das maiores empresas fabricantes de software de segurança da informação do mundo. A Sophos possui vários produtos de segurança, com um conjunto de proteção diferente, para atender a necessidades distintas de mercado:

  • Sophos Cloud Enduser Protection
  • Sophos Cloud Endpoint Protection Advanced
  • Sophos Cloud Endpoint Protection Standard
  • Endpoint Protection Advanced
  • Endpoint Protection Standard
  • Intercept X
  • Sophos Home
  • Sophos Mobile

A Sophos possui o Endpoint protection advanced que junto com o InterceptX formam uma solução top de segurança. O Sophos Endpoint Protection já é um NG Antivirus pois possui learning machine e detecta malwares mesmo sem a assinatura atualizada. O interceptX por sua vez é o único anti exploit e anti-ranwomware que defende sua maquina contra os 24 tipos conhecidos de exploit.

Exemplo Symantec:

Já a Symantec a maior empresa de software de segurança do mundo, que recentemente adquiriu também (alem de outras inúmeras empresas) a Blue Coat, possui um conjunto menor de opções, com produtos imensamente consolidados no mercado mundial, a Symantec oferece:

O Symantec endpoint protection 14, já é alem de endpoint protection um NG antivírus, pois conta com inteligência artificial e learning machine, como você pode ver aqui no nosso post sobre SEP 14 e na nossa versão completa do dataset do symantec endpoint protection 14 em português.

Conclusão:

Cada vez mais, serviços de antivírus são extremamente necessários. As opções de pagamento, contrato, licenças e produtos são muitas. Então, antes de optar por um perfil de licenciamento, contrato ou produto é importante avaliar com cuidado.

Avalie suas reais necessidades, expectativas do produto, pense em qual solução compõe melhor conjunto de ferramentas de segurança.

Pense na estratégia antes de fechar o negócio. A Tripla pode e vai te ajudar a tomar a melhor decisão.

Faça como outras empresas, fale com a Tripla e vamos te ajudar a tomar a melhor decisão.

 

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do blog@triplait.com.

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Powered by WP Review

About the Author

Rodrigo Colen
Rodrigo é sócio fundador da Tripla, onde atua na área comercial, sua experiência com tecnologia vem dos quase 17 anos de experiência na área, passando por suporte, analista de infraestrutura, especialista em redes, arquiteto de soluções até a gerencia da área de tecnologia da informação.