4 recursos essenciais que seu Endpoint Protection precisa possuir.

Em meio a tantas ameaças e ataques, é preciso proteger seus dados de forma eficaz. Veja recursos essenciais que seu Endpoint Protection precisa ter.

Em 2016, mais de 1 milhão de novas variantes de malware foram introduzidas por dia e o número de tipos de ransomware triplicou. O montante médio de resgates pagos aumentou 266% para US $1.077. Esses tipos de números fornecem um vislumbre da difícil tarefa que os profissionais de segurança enfrentam diariamente. À medida que as organizações se esforçam para lidar com as crescentes demandas de segurança associadas a redes complexas e ameaças externas infinitas, é fundamental garantir que a solução de Endpoint Protection esteja em seu devido lugar.

As empresas precisam de uma segurança de endpoint completa que ofereça proteção de ciclo completo. Essa solução inclui proteção, detecção e resposta projetadas especificamente para lidar com um ambiente de segurança que se desloca rapidamente. As consequências de utilizar uma proteção mais limitada nunca foram tão visíveis.

Para ajudar a garantir que sua empresa esteja totalmente protegida contra as ameaças mais graves de hoje, listamos aqui as tecnologias mais essenciais para uma completa segurança do endpoint.

1. Segurança total englobando toda a cadeia de ataque

As infecções são simplesmente um link em uma cadeia maior que leva a uma violação da rede. Os melhores sistemas de Endpoint Protection juntam tecnologias de próxima geração com recursos comprovados para oferecer proteção contra ameaças independentemente de como ou onde elas aparecem. Somente ao adotar uma abordagem mais completa, as empresas podem garantir que elas recebam a melhor proteção possível. As ofertas de Endpoint Protection mais poderosas possuem capacidades profundas em todas as etapas relevantes: invasão, infecção, exfiltração, remediação, etc. Vamos dar uma olhada em alguns dos principais recursos a serem buscados em cada uma dessas etapas:

Invasão

Proteção contra ameaças transmitidas por email

Pesquisas recentes mostram que 1 em 131 e-mails contém malware, incluindo ransomware (ISTR22). Você precisa de um Endpoint Protection que verifica cada anexo de email para protegê-lo de ataques furtivos.

Proteção contra downloads maliciosos na web

76% dos sites escaneados possuem vulnerabilidades (ISTR22) que podem ser exploradas por atacantes para servir malware. A tecnologia de prevenção de intrusão (IPS) que analisa todo o tráfego de entrada e de saída, e oferece proteção do navegador que pode bloquear tais ameaças antes que elas possam ser executadas no ponto final.

Fácil gerenciamento

Um bom Endpoint Protection também deve permitir fácil controle de aplicativos e dispositivos. Dessa forma você pode gerenciar quais dispositivos podem carregar ou baixar informações, acessar hardware ou ter acesso de registro.

Infecção

Além de fornecer essa proteção essencial no nível de invasão, as melhores soluções de Endpoint Protection oferecem funcionalidades avançadas e proteção contra qualquer tipo de técnica de ataque. Alguns desses recursos recomendados incluem:

Aprendizado avançado de máquinas

Ao analisar vários de exemplos de arquivos bons e ruins contidos em uma rede global de inteligência, o aprendizado avançado de máquinas é uma tecnologia sem assinatura que pode bloquear novas variantes de malware em sua pré-execução.

Prevenção de Exploit

Quase toda semana você ouve sobre uma nova vulnerabilidade “zero-day” descoberta em softwares populares, como navegadores e software de produtividade. As organizações de TI não podem acompanhar o teste e a aplicação de patches com rapidez suficiente. Com isso uma superfície de ataque vulnerável desses softwares são exploradas por hackers, muitas vezes com ataques baseados em memória. A tecnologia de prevenção de Exploit protege contra essas vulnerabilidades “zero-day” e ataques baseados em memória.

Análise de reputação de arquivo

A análise mais avançada, com base em inteligência artificial com alcance global, examina bilhões de vínculos correlacionados de usuários, sites e arquivos para identificar e defender contra o malware em rápida mutação. Ao analisar atributos chave (como o ponto de origem de um download de arquivos e o número de vezes que foi baixado), a análise de reputação mais avançada pode avaliar os riscos e atribuir uma pontuação de reputação antes que um arquivo chegue no ponto final.

Emulação de alta velocidade

A emulação de alta velocidade no Endpoint Protection atua como uma sandbox momentânea, leve e rápida que permite a detecção de malware polimórfico ou mutante.

Acompanhamento comportamental

Caso uma ameaça não seja detectada no “zero-day”, o monitoramento comportamental pode aproveitar o poder da aprendizagem em máquina para monitorar uma grande variedade de comportamentos de arquivos para determinar qualquer risco e bloqueá-lo. Mais uma vez, uma grande defesa contra o ransomware e ataques furtivos, como scripts PowerShell maliciosos. A pesquisa mostra que 95% dos scripts PowerShell (ISTR22) analisados ​​no ano passado foram maliciosos.

Organizações inteligentes também prestarão atenção ao movimento lateral de malwares dentro de uma organização e capacidades anti-exfiltração de sua solução de ponto final. A prevenção de intrusões, as políticas de firewall e o monitoramento comportamental também entram em jogo aqui, e esses recursos devem estar presentes em qualquer plataforma de ponto final avançada. Essas tecnologias foram particularmente eficazes na prevenção da propagação do recente resgate de WannaCry.

2. Investigação e resposta de incidentes efetiva

A maioria das organizações entende que um determinado hacker conseguirá encontrar uma brecha. No entanto, o que eles desejam são recursos de detecção poderosos para identificar a violação o mais rápido possível e um fluxo de trabalho muito fácil de usar, para a investigação e resposta de incidentes. Os analistas do setor a chamam de Detecção e Resposta de Endpoint (EDR). As soluções EDR avançadas ajudam a isolar o endpoint à medida que você investiga a violação, contêm a disseminação do malware através da blacklist e permitem uma correção fácil, excluindo o malware que restaura o Endpoint para um estado pré-infecção.

Em geral, uma solução Endpoint Protection mais efetiva oferece proteção profunda em cada nível da cadeia de ataque, detecção e resposta. Como diz o velho ditado, a segurança é tão forte quanto o seu link mais fraco, tornando essencial uma abordagem abrangente.

3. Desempenho e escalabilidade suportados por funcionalidades avançadas

Conforme detalhado acima, uma cadeia de ataque totalmente protegida é de suma importância. No entanto, o valor do alto desempenho não deve ser subestimado. A melhor solução Endpoint Protection deve ser otimizada para evitar desacelerações de usuários e redes. Ela também deve escalar à medida que sua empresa cresce.

4. Custo total baixo

Finalmente, um único agente que combina as tecnologias normalmente disponíveis apenas através do uso de múltiplos agentes (aprendizado de máquina, prevenção de exploração, EDR, etc.) é altamente desejável. As organizações que usam um único agente podem reduzir o peso sobre TI, consolidando seu gerenciamento e manutenção de múltiplos agentes – ao mesmo tempo que recebem o benefício adicional de reduzir o custo total para adquirir a solução.

Bonus – Integração perfeita para remediação orquestrada

As soluções de Endpoint Protection mais avançadas tornam a integração fácil uma prioridade através de um sistema de API aberto. Assim as organizações podem alavancar suas infraestruturas de segurança existentes, como segurança de rede e sistemas de emissão de bilhetes de TI.

Conclusão

Todas as soluções de segurança do endpoint não são criadas de forma igual. As ofertas melhores e mais avançadas possuem três elementos principais: proteção total, detecção e resposta em toda a cadeia de ataque, alto desempenho e escala. Tudo isso sem sacrificar a eficácia e a perfeita integração com a infraestrutura existente.

Idealmente, esses três componentes devem chegar em um pacote único, abrangente e leve. O esforço de gerenciamento de múltiplos agentes reduz a eficiência e aumenta os custos. As organizações que buscam esses recursos ao considerar uma nova solução de segurança de endpoint, sem dúvida, receberão o mais alto nível de proteção para seu investimento.

Falando de Endpoint Protection, gostaríamos de sugerir a leitura de um post que fala especificamente sobre a solução da Sophos. Clique aqui, e fique por dentro do que essa solução é capaz.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do blog@triplait.com.

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Powered by WP Review