A era da Transformação Digital

Entenda mais sobre o que é transformação digital e como está afetando o mercado brasileiro.

A transformação digital, como o nome sugere, é uma transição pela qual o mundo está passando. Se trata basicamente de uma adequação cada vez maior à novas tecnologias que são criadas e desenvolvidas diariamente.

Todas essas tecnologias e inovações afetam diretamente o mercado empresarial, visto que muito do que é desenvolvido tem o intuito de otimizar processos e aumentar os índices de competitividade das empresas.

Dessa forma, iremos abordar desde o conceito básico de transformação digital até as mudanças que essas transições acarretam.

Vamos lá?!

O que é Transformação Digital?

Podemos entender a transformação digital como parte de algo maior, que chamamos de Progresso Tecnológico, que se iniciou com a digitização, passando para digitalização até enfim chegar na transformação digital.

Dentro do progresso tecnológico, a transformação digital é descrita como o “efeito total e geral da digitalização da sociedade”. Com isso conseguimos entender a transformação digital como um processo de transição em que usa-se cada vez mais a tecnologia. No âmbito das empresas, essa aderência às tecnologias tem como principais objetivos melhorar o desempenho, aumentar o alcance da marca e garantir melhores resultados.

A transformação digital faz parte de uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia como um todo.

Contudo, muitas empresas acreditam que já estão preparadas e até mesmo passando por essa fase de transição, quando na realidade, não é bem isso que está acontecendo, porque a transformação digital, tem sido confundida com a criação de uma fanpage ou de um blog, por exemplo.

Essa transição não é tão simples quanto parece. É preciso entender primeiro os processos da empresa como um todo e requer análises aprofundadas para que os investimentos sejam feitos sabiamente.

Não basta dispor de recursos financeiros para investir nas tecnologias, a transformação digital é um desafio de gestão.

O que muda para as empresas?

É notável como a transformação digital afeta o cotidiano das pessoas. Para empresas as mudanças também são notórias e a expectativa é que sejam benéficas, visto que a adesão a novas tecnologias proporciona uma otimização de processos bem como uma vantagem competitiva.

Além dos benefícios relacionados aos processos e ao mercado, não podemos esquecer que toda essa atualização tecnológica afeta muito positivamente a experiência do usuário, o que agrega valor ao negócio e estreita a relação cliente + empresa.

Algo muito importante a se ressaltar é que para obter uma maior efetividade das tecnologias adquiridas, é preciso investir em sua equipe. Não basta implantar o software ou o equipamento simplesmente, é preciso capacitar toda a equipe, treinando, preparando e principalmente, sensibilizando-os para o novo cenário de operações.

Ao preparar sua equipe, lembre-se sempre de deixar claro as boas práticas para uma melhor utilização do software ou do equipamento, pois as adesões de novas tecnologias sempre acarretam em mudanças nas relações de trabalho, sejam elas mais ou menos visíveis.

Implante as tecnologias de forma sábia

A transformação digital é importantíssima se sua empresa quer se manter competitiva no mercado, porém sua implantação altera, e muito, as operações e relações de trabalho do negócio. Estude seu cenário. Entenda o momento de seu empreendimento. Pesquise o que é realmente importante e aplicável para o seu cenário e o que será diferencial para suas operações.

Esteja sempre atualizado, mas crie estratégias para que a cada implantação, sua equipe tenha menos problemas para se adequar, seu cliente estreite mais o relacionamento com sua empresa e novas oportunidades de negócio surjam.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!