A Nova Era da TI Híbrida

Conheça mais sobre TI Híbrida e como esse formato de gerenciamento pode otimizar seus processos e torná-los mais fluidos.

Você já ouviu falar em TI Híbrida?

Se nunca ouviu falar, saiba que os sistemas de TI Híbrida combinam data centers internos com nuvens privadas e/ou públicas.

As companhias que executam aplicativos em muitos ambientes encontraram, assim, uma forma para que os seus diversos sistemas possam trabalhar juntos com eficiência.

Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre o conceito e como ela tem se tornado uma onda recorrente em grandes companhias, continue lendo este artigo e saiba mais!

TI Híbrida: Por que usar?

Com a definição do que é TI Híbrida em mente, é preciso que você saiba porque usar esse tipo de gerenciamento.

Em alguns casos, aplicativos legados de missão crítica, regulamentações de privacidade de dados ou preocupações similares exigem que haja ao menos algumas operações em data centers locais.

Da mesma maneira, uma das razões pelas quais você pode optar por esse tipo de gerenciamento é que os custos reais da execução de aplicativos na nuvem é menor que executar aplicativos de maneira local.

Isso porque além de disponibilizar maior capacidade de armazenamento, dispensa a utilização de determinados hardwares.

Portanto, o armazenamento em nuvem resultará sempre em grandes ganhos de agilidade de TI e ROI (Retorno Sobre Investimento).

Assim, a empresa que opta pelo gerenciamento de TI Híbrida pode ter o melhor dos dois mundos: tanto a segurança e credibilidade que a as operações internas de TI garantem, quanto a agilidade e menor custo que o armazenamento em nuvem proporciona.

Quais os benefícios de se utilizar o gerenciamento híbrido?

Apesar da tendência atual da maioria dos profissionais de TI preferirem o armazenamento em nuvem, por sua praticidade e menores custos de manutenção, algumas aplicações ainda necessitam ser operadas em data centers locais.

Por isso, em ambientes que se utilizam do gerenciamento híbrido, a normatização de métricas, alertas e outros dados coletados de aplicativos e de cargas de trabalho, independentemente da localização, permitem uma melhor abordagem para correção e solução de problemas, além de otimizar o trabalho.

As organizações que se utilizam da TI Híbrida possuem um gerenciamento muito mais proativo. O que tem resultados diretos no desempenho, custos e no protocolo de segurança de infraestrutura.

Qual o desafio do profissional de TI nesse cenário?

Além de serem bem sucedidos dentro de sua própria área, esses profissionais precisam ter um bom conhecimento de gerenciamento de ambos os modelos de data centers: internos e em nuvem.

Precisam também ir além dos papéis que geralmente desempenham na função e deixar de lado o aspecto “especialista” que geralmente é denotado à função, pois precisará atuar de forma mais generalista, com entendimento dos dois cenários de gerenciamento.

Existem inclusive algumas competências e conhecimentos que os profissionais precisam desenvolver para terem sucesso no gerenciamento de ambientes – principalmente no que diz respeito à TI Híbrida.

Alguns deles são:

  • Arquiteturas orientadas aos serviços.
  • Automação.
  • Gerenciamento de fornecedores.
  • Migração de aplicativos.
  • Arquiteturas distribuídas.
  • Ferramentas e métricas de gerenciamento e monitoramento híbrido.

Aproveitando-se também do fato de que muitos profissionais de TI acham improvável que haja uma migração completa de toda a estrutura de uma empresa para a nuvem, busque investir em recursos que tornem este serviço possível.

Atualmente, estima-se que apenas 31% dos profissionais da área possuem esses recursos.

Ao tornar-se este tipo de profissional, você oferecerá uma experiência tecnológica perfeita para a empresa em que atua, independendo de qual o cenário de gerenciamento: na própria empresa, em nuvem ou híbrido.

Ao manter o foco no cliente final ou nos resultados da empresa, aplicar o monitoramento como uma disciplina e ao buscar sempre um aprimoramento de suas funções e habilidades técnicas, você será um profissional excelente para o gerenciamento de TI Híbrida.

Gostou das informações? Que tal receber mais conteúdos como este? Inscreva-se no formulário abaixo para ser avisado sempre houver um novo conteúdo: