#TriplaTeam – Certificações e como elas afetam o mercado

Em um mercado cada vez mais competitivo, certificações e qualificações se tornam fundamentais para os profissionais de tecnologia

Com tantas inovações e segmentações acontecendo no mercado de tecnologia, profissionais com um conhecimento superficial das áreas e que não possuem certificações vem perdendo cada vez mais espaço no mercado.

Com isso, a busca por obter uma maior capacitação tem aumentado significativamente, pois obter certificações se tornou algo fundamental para os profissionais que desejam se especializar em alguma área e assim alcançar novos cargos e funções em seus trabalhos.

Certificações como uma cultura organizacional

Na Tripla, enxergamos certificações com bons olhos, pois entendemos que para alcançar aquele título, o profissional despendeu de tempo, dedicação e bastante estudo. Até porque as certificações na área de tecnologia, grande parte das vezes, exigem não só um conhecimento teórico mas também um bom conhecimento prático acerca do assunto.

Sempre incentivamos nossa equipe a se capacitar mais e vemos que isso já se tornou uma cultura em nosso meio. Vemos cada vez mais o interesse geral por aprender e por isso, resolvemos conversar com nossa equipe e passar um pouco de nossas percepções sobre esse assunto para você.

Nossa primeira conversa foi com nosso analista pleno de telecomunicações, André Magalhães, que é responsável por cuidar de toda nossa operação de telecom interna, bem como, de nossos clientes e também, pelo desenvolvimento da nossa solução de comunicação unificada, o Hive.

André Magalhães é graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bacharel em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Una e também possui MBA em Arquitetura de Software pelo IGTI. Além disso, obteve recentemente a certificação DCAA (Digium Certified Asterisk Administrator).

Confira as informações

1. Há alguma característica ou detalhe especial sobre a certificação que você obteve (DCAA – Digium Certified Asterisk Administrator), que gostaria de citar?

Apesar de ser uma certificação de nível básico específica da área de Telecom, existem alguns pré-requisitos para obtê-la, que são: ter um bom conhecimento teórico sobre Asterisk, que envolve comandos e administração do PaBX e ter pelo menos um ano de experiência na área de Telecom, visto que essa certificação exige um conhecimento de configuração e gestão do PaBX IP. Essa certificação demonstra que o profissional possui o conhecimento necessário para administrar e manter um PBX IP Asterisk.

2. Para você, qual a importância de uma certificação para o profissional de TI/telecomunicações?

Para o profissional é bom porque, em muitos casos, acaba preenchendo algumas lacunas que deixadas durante o aprendizado, porque querendo ou não, para estudar para uma certificação, você acaba tendo que pesquisar e colecionar um conteúdo teórico muito grande, coisa que provavelmente você não faria no dia a dia quando vai realizar uma demanda ou para resolver algum problema ou alguma coisa do tipo.

A carga de conhecimento que você adquire estudando para uma certificação ajuda em suas tomadas de decisão durante processos de implantação e configuração, além de abrir muito a visão de quem estuda, não só para a área de Telecomunicações mas para todas as áreas da tecnologia.

3. Como você se prepara para obter uma certificação?

O principal ponto para você se preparar é primeiramente já trabalhar na área, isso no caso da área de Telecom, porque não adianta querer fazer uma certificação de alguma tecnologia ou plataforma que você não tem conhecimento algum, pois você acaba estudando somente a parte teórica e não consegue aproveitar todo o conhecimento.

Partindo do ponto que você já tem algum conhecimento prévio é bom verificar os pré-requisitos da certificação que está almejando pois isso pode variar muito. Também é bom pesquisar cursos ou bibliotecas associadas à certificação pois esses meios são bases de conhecimento para você estudar e conhecer ainda mais sobre o assunto. Além disso, uma outra forma que uso para conhecer mais sobre o assunto é buscar informações acerca das certificações em grupos de estudo de redes sociais.

A partir daí, com toda essa documentação em mãos, eu crio um plano de estudos teórico e prático no qual alinho o conhecimento adquirido à prática em laboratórios, testando o que foi aprendido. Importante também é já marcar a data do teste, pois dessa forma você cria metas a serem cumpridas.

4. Quais mudanças foram trazidas com as certificações? Como te ajudam na prática profissional?

Ao estudar para as certificações, você acaba adquirindo muito conteúdo, tanto prático, quanto teórico, o que acaba por auxiliar nas suas funções do dia a dia, bem como na resolução de problemas, pois entendendo melhor como a tecnologia funciona, você consegue atuar com maior precisão e agilidade na solução de problemas, e no desenvolvimento de novas soluções.

5. Quais os maiores desafios para se conseguir uma certificação?

Montar um plano de estudo ideal. Correr atrás de informações sobre a certificação e de fato estudar o que é necessário. Uma grande questão também é ter condições de montar um laboratório para aplicar os conhecimentos obtidos na teoria, principalmente se ainda não trabalha na área. Pois o maior desafio de se obter certificações é conseguir conciliar a teoria e a prática de uma forma completa.

6. Em sua opinião, como as empresas podem ajudar os profissionais a conquistar certificações?

Muitas das certificações da área de tecnologia não são aplicadas no Brasil, com isso, o custo acaba ficando muito alto para o profissional obter esses títulos. Juntando isso ao fato de o ganho salarial que ele terá com essa certificação, muitas vezes, não proporcionará o retorno de uma forma rápida do investimento feito na certificação, o profissional não vê tanta vantagem em obter certificações.

Pensando nisso, existem várias formas das empresas auxiliarem o profissional, como custeando os valores, sejam eles totais ou até mesmo parciais, para obter a certificação, ou alguma outra forma de incentivo que faça o profissional ver valor nesse investimento.

7. Quais as próximas certificações que você pretende fazer?

LPI – Linux Professional Institute:

Apesar de ainda não trabalharmos prestando consultoria em serviços para Linux na Tripla, o conhecimento proporcionado pelos estudos das certificações, bem como a obtenção das certificações, possibilitaria não só, melhor administração dos servidores Linux internos, como também, aumentar o leque de serviços prestados pela empresa. Por esses motivos, estou focado atualmente na obtenção as certificações LPIC-1 e a LPIC-2.

Essas são certificações teóricas, sendo que para obter cada uma é preciso fazer duas provas. Contudo o nível de conhecimento exigido para realização dessas certificações é muito alto, visto que as provas contêm questões com pegadinhas que somente os profissionais que já estão acostumados com o sistema conseguem responder corretamente. A literatura exigida para a prova, por si só, não é suficiente para embasar quem irá realizar as provas, é fundamental o conhecimento prático do sistema.

A LPIC-1 é considerada de nível básico/intermediário, contudo exige bastante empenho e uma bagagem de conhecimento de quem deseja pretende obtê-la. Ao obtê-la, o candidato demostra estar apto a administrar servidores Linux.

A LPIC-2 por sua vez é considerada de nível profissional, sendo assim, exige muito mais conhecimento teórico e técnico do candidato. Ao obtê-la, o candidato demonstra estar apto não só em administrar servidores Linux, como também na implementação e manutenção de soluções Linux mais completas.

DCAP

Essa é a certificação primordial para profissionais de Asterisk em que é possível atestar que quem a possui realmente entende a fundo da ferramenta. Para obtê-la o candidato passa por uma prova, com duração de 6 horas, sendo 3 horas para a parte teórica e 3 horas para a parte prática. Os pré-requisitos são possuir 3 anos de experiência com Asterisk e mais 3 anos ou mais com telefonia.

Importante ressaltar que não é possível fazer essa certificação no Brasil. Por enquanto os centros onde você pode retirar se localizam em países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Ela é aplicada em centros específicos justamente porque ela não é somente uma prova teórica, mas também contém uma parte prática.

Existem alguns cursos preparatórios para retirar essa certificação. Vale lembrar que não basta simplesmente querer fazer esse preparatório e se matricular no curso. Antes de entrar você passa por uma entrevista onde os professores analisam seus conhecimentos prévios afim de entender se você está realmente preparado para a prova. Isso é uma forma de resguardar tanto o nome do curso, quanto o bolso do candidato que consegue entender de fato seu nível e assim se capacitar para no futuro obter essa certificação.

No próximo ano, quando pretendo fazer essa certificação, irei para o Canadá a fim de fazer essa preparação que geralmente dura uma semana, e ao final desse período prestar a prova para me certificar.

8. Como a Tripla lhe apoia para conseguir as suas certificações?

Nós temos um plano de certificações aqui na Tripla. Nossos diretores sempre propõem a obtenção de novas certificações, como parte de nossas metas trimestrais. Como incentivo, a Tripla reembolsa o valor gasto com as certificações propostas, caso o candidato venha a obter as mesmas.

Por buscar profissionais certificados, a empresa apoia bastante a obtenção de novos títulos.

9. Alguma dica para os profissionais que pretendem tirar uma certificação?

Estude muito, corra atrás. Busque muitas informações sobre a certificação, pois muitas vezes aquele certificado pode não ser para a finalidade que imaginamos. Verifique os materiais, procure pessoas que já são certificadas, participe de grupos e treine bastante.

Um investimento que abre portas

Como pudemos ver, certificações realmente fazem diferença para a vida profissional. Um bom conhecimento teórico trabalhado em conjunto com o prático, são fundamentais para obter melhores resultados.

Em breve retornaremos com mais conteúdo como esse, abordando pontos de vista de outros profissionais de nossa equipe acerca de certificações de suas respectivas áreas.

Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber em primeira mão os próximos conteúdos!


 

 

Powered by WP Review