Como encontrar bons profissionais de TI e montar sua equipe

Encontrar bons profissionais de TI é uma tarefa aparentemente simples, mas que demanda certos cuidados.

Se você está procurando por esse assunto, é bem provável que tenha dúvidas sobre como encontrar profissionais de TI capacitados e começar a estruturar uma equipe de TI para a sua empresa ou que esteja em busca de dicas para otimizar o time atual.

Esse processo aparentemente parece ser simples, mas na realidade não é. Para que ele seja feito de uma forma otimizada e efetiva é preciso primeiro entender alguns pontos para que os objetivos sejam alcançados.

Assim, separamos para você algumas dicas sobre como encontrar profissionais de TI que atenda às necessidades da sua empresa e que ao mesmo tempo seja eficiente, dinâmica e contribua para o crescimento do negócio.

Entenda o perfil dos profissionais de TI que você procura

O primeiro passo para saber como encontrar essa pessoa para compor sua equipe de TI é ter noção do que está faltando no quebra-cabeças do seu time.

Fazer um diagnóstico da equipe e verificar quais são as suas atuais necessidades e quais são os seus pontos fortes, é o principal ponto para que o serviço prestado esteja de acordo com a política da empresa.

É muito comum empresas precisarem de diferentes serviços da área de TI. Podemos elencar algumas áreas como compras e gestão de infraestrutura, gerenciamento de servidores, atividades de helpdesk, segurança da informação além da implantação, gerenciamento de sistemas (nessa área especificamente vemos muito sistemas de automação, comunicação, relacionamento, atendimento, financeiro, produção, comerciais até desenvolvimento de sistemas) além de várias outras frentes da Tecnologia da Informação.

Pode ser também que haja a necessidade de um ou mais profissionais de TI com uma visão mais mercadológica ou estratégica para negócio, que traga além de mão de obra, novas soluções que facilitem o trabalho.

Por isso é importantíssimo entender primeiro a situação atual do negócio, as frentes de TI que a empresa precisa atender, para então desenhar a estrutura da equipe e o perfil dos profissionais ideais para atende-las.

Divulgue vagas nos locais certos

Tendo em mente tudo o que foi falado no ponto anterior sobre conhecer e entender sua realidade e realizar um planejamento estrutural da sua equipe, sabendo que há a necessidade de outros membros em seu time, é hora de procurar por bons profissionais de TI para compor o time.

A tarefa não é simples, mas os resultados que se obtém ao encontrar pessoas corretas para executar as demandas necessárias compensam todo o esforço. Veja alguns bons locais para divulgar.

Redes sociais

A utilização de redes sociais para a divulgação de informações e coleta dados de candidatos é uma forma estratégica muito utilizada que traz muitos resultados interessantes.

O LinkedIn, por exemplo, é um grande lugar para localizar profissionais corporativos e estão recheados de informações que interessam para uma vaga de emprego. Lá você pode encontrar dados como experiências anteriores, projetos realizados e a formação acadêmica. Assim como, analisar o comportamento do candidato em um ambiente mais profissional, mesmo que virtual.

Universidades

Outra estratégia que pode funcionar muito bem é buscar em universidades. Os futuros talentos que você procura estão sendo formados lá. Então, dependendo do grau de experiência que você está buscando para o profissional, pensar em parcerias ou simples divulgações em faculdades também é uma maneira muito interessante para a divulgação.

Concorrentes

Uma outra forma, apesar de não ser um local de divulgação, que você pode utilizar para otimizar sua divulgação, é fazer uma análise de sua concorrência. Busque entender como seus concorrentes divulgam as vagas, o formato que eles abordam, como as pessoas que participam dos processos seletivos encontram essas vagas. Fique de olho também, nos talentos que trabalham na concorrência e analise se vale a pena e se é uma situação confortável para a sua empresa, convidar algum deles para o seu processo seletivo.

Empresas especializadas

Uma última dica antes de passarmos para o próximo tópico é contratar empresas de Hunter e Coaching. Sabemos que para isso é necessário investir recursos financeiros, contudo, essas empresas têm expertise e podem te auxiliar em demandas específicas. Muitos optam pelas primeiras opções, mas não deixe de avaliar a opção de contratação de empresas especializadas em captação de talentos, pois além de economizar muito o seu tempo, conseguem lhe trazer profissionais assertivos.

Anúncios objetivos

Você já sabe qual a necessidade da sua empresa, por isso, não existe razão para ser amplo em sua procura.

Procure criar anúncios objetivos. Se você procura profissionais que saibam utilizar determinados sistemas ou um perfil corporativo, ponha no anúncio.

Mas, ao mesmo tempo, é importante ter em mente que oferecer as informações precisas da empresa, o cargo e os benefícios é essencial para atrair o tipo de profissional que você procura.

Assim, a triagem é feita quase que automaticamente e ajudará você a selecionar aqueles que mais se adequam ao que a empresa precisa.

Invista em qualificação: os profissionais de TI amam

Qualificar a sua equipe também pode ser uma boa forma para estruturação do time ideal.

Isso porque os gestores precisam também oferecer a chance do crescimento profissional de seus próprios talentos – o que pode ser feito através da delegação de tarefas, assim como adotar uma cultura de treinamentos, capacitações e certificações.

Preocupe-se em conhecer os objetivos de cada membro da equipe. Quem sabe o talento que você procura, já está no seu time e precisa apenas de uma oportunidade e apoio para se qualificar?!

Esse pode ser o upgrade que a sua equipe e os seus colaboradores precisam (até mesmo como uma forma de incentivar e motivar os profissionais).

Aposte na integração com outros setores

A1 TI é uma área estratégica da empresa e precisa estar conectado com todos os demais setores. Pois, além de prestar os serviços para toda a empresa, a área de TI, deve ter um olhar analítico sobre os processos dos demais setores e ser proativa na sugestão de soluções e melhorias, através de tecnologias como sistemas, automações, hardwares, entre outros.

Os profissionais de TI, então, podem identificar melhor os problemas que seus colegas de trabalho enfrentam e encontrar as soluções mais adequadas.

Outras práticas como o fortalecimento da cultura de trabalho em equipe, a constante busca por inovação e a sua liderança como um exemplo, são extremamente úteis.

Além disso, uma equipe de TI que enxerga o seu trabalho de maneira estratégica contribui como um meio da empresa atingir os seus objetivos de uma maneira geral.

Agora que você já sabe como encontrar profissionais de TI para compor sua equipe, que tal aplicar esses conhecimentos?

Você possui outras dicas ou alguma dúvida sobre como encontrar profissionais de TI para sua equipe? Conte aqui nos comentários!

 

 

Powered by WP Review