Como fazer ligação pela internet e economizar nas chamadas

Utilizar de forma recorrente a uma linha telefônica convencional no Brasil pode gerar uma alta despesa no fim do mês.

Um fato causado pelas nossas taxas elevadas para ligações entre aparelhos fixo para móveis e o inverso, chamadas interestaduais, etc.

Taxas essas que até sofreram uma diminuição de preço no ínicio do ano, como informou a Anatel. Mas que mesmo assim não representam um impacto significativo em economia para quem usa linhas telefônicas convencionais.

E isso levou muitas pessoas a buscarem soluções para se comunicar de modo mais barato. Entre elas, muitos procuram saber como fazer ligação pela internet, sem necessitar de linhas telefônicas.

Neste conteúdo vamos responder essa questão e mostrar como fazer ligação pela internet. E mais que isso, vamos mostrar como ela funciona e quanto você vai economizar com essa alternativa.

Acompanhe atentamente o conteúdo abaixo.

Como fazer ligação pela internet, seu funcionamento

Fazer ligação pela internet é simples.

Em teoria, uma chamada feita ou recebida pela internet não difere muito de uma ligação comum, porém o meio de transmissão da chamada será a conexão a web.

Isto quer dizer que ao invés do uso de uma linha telefônica que permita a execução da chamada, será utilizada a conexão com a internet.

Em termos de equipamento, além de um computador, serão necessários um microfone e – preferencialmente – fones de ouvido para fazer ou receber a ligação.

E como a ligação será transmitida por pacotes de dados, é recomendável ainda uma boa velocidade de internet.

Um mínimo de 5 MB de banda larga é o recomendado por especialistas para uma ligação de qualidade. No entanto, em conexões com um mínimo de 1 MB já é possível ter boa qualidade durante a ligação. Isso se estivermos considerando ambientes empresariais.

Já em ambientes domésticos, ainda mais se estivermos usando telefonia IP para fazer as chamadas, um megabit de velocidade de internet já é mais que suficiente.

As ligações pela internet saem de graça?

Um questionamento muito comum de quem toma conhecimento das ligações pela internet pela primeira vez é se ela tem custos.

E a melhor resposta a ser dada em relação a essa pergunta é depende. Pois existem modos diferentes de se fazer ligações de voz e vídeo pela internet, e algumas são grátis e outras tem um preço.

Em ligações feitas dentro de aplicativos, como o Messenger, Whatsapp e Skype, as chamadas serão gratuitas na maioria dos casos. No entanto, é necessário que tanto quem faz quanto quem recebe a ligação tenha conta no aplicativo e acesso a internet. E no caso de chamadas para números de telefone no Skype, a ligação será paga.

Já para as ligações feitas por meio de operadoras VoIP os serviços de chamadas são necessariamente cobrados de acordo com a operadora.

Além das operadoras Voip, existem também as ligações SIP realizadas a partir das operadoras convencionais. A qualidade das ligações SIP nas empresas são superiores ao sistema VoIP a um custo cada vez mais chamadas ativas e receptivas), dependência do link de Internet e estrutura de rede muitas competitivo.

O grande problema das operadoras VoIP para uso corporativo é a qualidade das ligações devido ao maior volume (fluxo de vezes deficitária). O uso do VoIP nas empresas está cada dia mais em desuso.  

Mesmo assim, de um modo ou outro, o custo de uma ligação pela internet é muito menor que uma chamada convencional em linha telefônica.

Opções de como fazer ligação pela internet

Existem cinco formas, ou opções, de como fazer uma ligação pela internet.

São essas:

Aplicativos

Programas utilizados em aparelhos móveis como smartphones com acesso a internet. Nesse caso, geralmente operam em sistemas Android e IOS, podendo também terem versões para computadores;

Adaptador de Telefone Analógico

Também conhecido simplesmente por ATA, é um equipamento capaz de fazer a conexão de um telefone comum à uma rede VoIP (Voice Over Internet Protocol). Seu funcionamento se baseia na transformação da voz do usuário em dados digitais;

Softphones

São simuladores que emulam um telefone e fazem as ligações no dispositivo em que estão instalados. Podendo ser um computador, notebook, tablet ou smartphone;

PABX IP

Um modelo superior ao tradicional PABX, também conhecido como analógico. O PABX IP conta com vantagens que somente a telefonia VoIP ou SIP possuem, como uma flexibilização fácil da estrutura, ramais ilimitados e conexão direta a computadores;

Telefones IP

É um aparelho telefônico moderno e próprio para a telefonia IP ou VoIP. Um telefone IP é conectado diretamente a internet e conta com boas vantagens para empresas como a gravação de ligações, transferência e identificador de chamadas e headsets.

Agora não há mais razões para não fazer ligações pela internet

Você acabou de aprender como fazer ligação pela internet.

Além disso, entendeu sobre seus custos – e a ausência deles – e as opções disponíveis no mercado para deixar a telefonia convencional no passado.

Porém, se ainda ficou com alguma dúvida de como implementar um ATA, softphone ou telefone IP na sua casa ou empresa, faça o seguinte.

Consulte um de nossos especialistas que vamos esclarecer todos os pontos que ainda está considerando. De modo que após uma rápida conversa, você terá certeza de que mudar a sua forma de fazer ligações será a sua melhor escolha.

Por hora é tudo, até logo!

 

 

Como fazer ligação pela internet e economizar nas chamadas
  • Por favor avalie nosso post.
5
Sending
User Review
1 (1 vote)

Comments