Como montar uma estrutura de TI

Pode parecer uma tarefa simples, porém montar uma boa estrutura de TI é um grande desafio para empresas e seus gestores.

Para entendermos melhor como montar uma boa estrutura de TI é fundamental entendermos o que é uma infraestrutura de TI, que é como chamamos os recursos utilizados para estruturar os ambientes de uma empresa, como o hardware, software, recursos de rede e serviços necessários para a existência, operação e gestão do ambiente.

Muitos gestores se deparam com diversas dúvidas e obstáculos quando o assunto é montar uma estrutura de TI. Isso porque em muitas empresas, a tecnologia da informação é vista como uma área secundária, logo, os gestores precisam se desdobrar para executar suas demandas, auxiliar as demais áreas além de visar inovações para auxiliar a empresa a otimizar seus processos.

Contudo, essa realidade de ser um setor secundário tem sofrido alterações frente a inovações tecnológicas que surgem todos os dias, e o fato das empresas precisarem, agora mais do que nunca, inovar seus processos para não se defasarem frente a competitividade do mercado.

Assim, não é surpresa se deparar com uma nova realidade para os profissionais da área de TI no Brasil – que saiu de um dos países com menor maturidade em infraestrutura tecnológica nas empresas para ser o responsável por 45% de todos os investimentos na área da América Latina.

E em função dessa mudança gradual, a preocupação atual torna-se: como montar uma estrutura de TI ideal para a minha empresa?

Vamos descobrir?!

A TI nas Empresas

Antes de mais nada, precisamos entender o cenário da TI nas empresas nos dias de hoje. Atualmente, o profissional de TI é cada vez mais visto como peça fundamental para o sucesso dos negócios.

Isso acontece porque os serviços desses profissionais têm se tornado parte fundamental dos processos das empresas modernas – e isso se torna cada vez mais visível, quando as empresas investem em novos softwares, equipamentos ou segurança.

A partir desse entendimento, não é de se surpreender que as empresas estejam dando tanta importância em saber como montar uma estrutura de TI.

Veja abaixo 2 dicas para viabilizar sua estrutura de TI de forma fluida.

Invista em qualidade

O sucesso de uma estrutura de TI depende da variedade e da qualidade dos equipamentos e ferramentas de hardware que alimentam as empresas.

A partir das comunicações, do compartilhamento de dados, dos serviços de colaboração para a segurança e estabilidade da rede, do suporte de help desk e programas de gestão é possível garantir um ótimo background para que seus processos sejam otimizados e você obtenha um melhor resultado de toda sua estrutura de TI.

Assim, buscar soluções certas para os problemas e necessidades da empresa é o ponto inicial – e o ideal é que isso seja feito ainda na fase inicial da empresa.

Entenda como a solução irá auxiliar seu empreendimento

Quando falamos de infraestrutura básica de TI é preciso entender a fundo das soluções que estão sendo adquiridas, bem como qual o suporte que elas darão para os departamentos.

Uma excelente forma de entender esses detalhes é buscar por fornecedores de sistemas e serviços que te auxiliem a escolher soluções que funcionem para os objetivos que a empresa visa.

Lembre-se sempre de buscar soluções que suportem o crescimento da empresa e viabilizem uma flexibilidade para que os processos sejam entendíveis a todos os responsáveis.

Vantagens de ter uma estrutura de TI em sua empresa

Como boa parte dos dados de uma empresa moderna hoje estão em rede ou dependem da rede para serem acessados, uma boa estrutura de TI é fundamental.

Uma área de TI bem estruturada significa uma melhora nos processos e fluxos de trabalho, além de um aumento na produtividade, bem como na qualidade de produtos e serviços.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

 

 

Powered by WP Review