Saiba qual o licenciamento de software ideal para seu negócio

O uso de softwares licenciados é algo bem comum e está presente na maioria das empresas. O que não é de causar espanto, afinal, usar programas devidamente licenciados traz benefícios para a empresa bem mais vantajosos que o custo das licenças.

Contudo, não basta simplesmente comprar qualquer licença, é preciso saber se o tipo de licenciamento de software é o mais adequado para o negócio em questão.

Isso se deve ao fato de que as necessidades de uma empresa podem não ser as mesmas de outra. Existem fatores internos que tem relação com as atividades e operações da empresa que tornam necessária a contratação de licenças ou módulos adicionais para o software que contam com recursos específicos que para algumas empresas proporcionam um melhor aproveitamento do software em questão.

Assim, decidimos preparar um conteúdo que vai ajudar empresas a escolherem mais asssertivamente o seu licenciamento de software.

Acompanhe.

Licenciamento de software, porque ele é tão importante para empresas

Uma licença de software é um documento que permite ao seu portador o direito de acesso, execução e até mesmo modificação de um programa.

Através de sua posse, uma empresa tem direito a acessar o sistema, software em questão e utilizá-lo de acordo com os termos da licença. Também tem direito a atualizar o software continuamente, sempre que uma nova versão  for disponibilizada.

O que protege o sistema de novas ameaças, como vírus, por exemplo, e também traz as melhorias e correções feitas pelos desenvolvedores.

O licenciamento de software ainda dá o direito à empresa de contar com o suporte técnico da desenvolvedora do programa sempre que necessário.

Agora, é preciso saber o que analisar na hora de optar por um licenciamento para uma empresa.

O que deve ser avaliado para encontrar o licenciamento de software adequado para a empresa

Existem cinco pontos principais que toda empresa deve avaliar na hora de usar um software licenciado. Eles são fundamentais para a escolha de um licenciamento de software que de fato atenda as necessidades da empresa.

Confira a seguir esses cinco pontos:

Tempo de Uso

O primeiro ponto a ficar de olho na análise do licenciamento de software é o seu tempo de uso. É importante que a empresa tenha uma noção precisa quanto ao tempo em que a licença deve perdurar para atender as demandas do negócio antes de ser renovada.

Aplicabilidade do Sistema

Muitas empresas utilizam meios de monetização juntos aos softwares utilizados no negócio.

No entanto, existem alguns licenciamentos que proíbem tal prática, ou seja, são programas cujo uso para fins lucrativos é vetado.

Assim, é preciso que a empresa se certifique junto à  desenvolvedora e observe se nos termos de licença há alguma proibição quanto a monetização com o programa.

Número de Usuários

As licenças de software geralmente estabelecem um número determinados de usuários que podem utilizar o software por unidade de programa licenciado.

Alguns programas podem ter um número ilimitado de usuários e outros restringem a um número fechado de usuários que podem ser cadastrados numa licença.

Então, ao escolher um programa para o licenciamento de software sempre leve em consideração quantas pessoas irão utilizar o programa.

Número de máquinas permitidas por licença

Este é um ponto de extrema importância.

Ao adquirir um programa licenciado pode haver uma notificação sobre a quantidade máxima de computadores onde o programa pode ser instalado por licença.

Esse número deve ser respeitado sempre, pois instalar o programa em mais computadores do que a licença permite vai configurar crime de pirataria.

Funções Inclusas

É fundamental que estudar e conhecer as funções que o software oferece, de acordo com as regras e necessidades dos usuários finais. Assim, a empresa contratada lhe ofertará os módulos corretos a lhe atender, bem como poderá desenvolver sob demanda se necessário, lhe apresentado os custos mais adequados.

O Licenciamento de Software está diretamente ligado a segurança de seus dados

Agora que conhecemos os critérios de análise para adquirir uma boa licença de software para seu negócio, gostaríamos de sugerir a leitura de um assunto importantíssimo. A segurança de seus dados.

Você sabia que um software pirata é capaz de colocar a saúde dos dados de toda sua empresa em risco?

Clique aqui e veja 9 riscos que sua empresa corre ao utilizar um software pirata.

Além disso, não deixe de se inscrever em nossa newsletter. Basta preencher o formulário abaixo!



Até a próxima.

 

 

Powered by WP Review