O que é consultoria de TI?

Um serviço poderoso capaz de otimizar suas operações. Entenda o que você precisa sobre consultoria de TI.

Serviços de consultoria tem sido muito requisitados em diversas áreas de conhecimento diferentes. Cada vez mais gestores recorrem a esse tipo de serviço para resolver problemas pontuais bem como para otimizar todo um escopo de atividades que são executadas, e isso não é diferente em uma consultoria de TI.

Contudo, um questionamento muito comum que notamos é que a grande maioria das pessoas não sabem o momento correto para recorrer esse tipo de serviço, ou até mesmo se ele se aplica a pequenas e médias empresas.

Por isso, para sanar esse questionamento e saber se este é o momento certo de contratar uma consultoria de TI, separamos este texto para você. Leia-o até o final e descubra o que de fato é esse serviço, a que áreas ele se aplica e se este é o momento de contratá-lo.

Vamos?!

O que é Consultoria de TI

Para entender o que é uma consultoria de TI primeiro precisamos entender o que consultoria quer dizer.

Consultoria é o serviço, ou atividade profissional, de diagnóstico e prognósticos sobre um assunto específico, prestada por algum profissional da área especializado no assunto em questão.

Dessa forma, podemos entender de uma forma simples e direta que consultoria é um serviço onde um especialista de uma área específica irá analisar o cenário de sua empresa, entender o que precisa ser melhorado e propor soluções práticas e viáveis para resolver os problemas diagnosticados daquela área.

A partir disso fica mais fácil entender os demais tópicos que trataremos no texto. Então podemos falar que uma Consultoria de TI é um serviço prestado por especialistas da área de Tecnologia da Informação que analisa os sistemas de sua empresa. Vale ressaltar que, na área de TI, existem muitas frentes de atuação, então é fundamental buscar uma consultoria voltada para sua necessidade. Esse tipo de consultoria (focada no problema) tende a ser muito benéfica uma vez que a maioria desses profissionais vêm com uma grande bagagem.

Entre alguns dos serviços especializados que a consultoria pode trazer, podemos citar:

  • A implantação de uma estrutura criptográfica;
  • Migração no processo de gestão documental;
  • Definição de mudança de softwares de sistema;
  • Treinamento interno com foco em novas tecnologias.

Vale a pena ressaltar que a consultoria deve ser acompanhada de suporte preciso e pontual, em que especialistas amparam a empresa que contrata estes serviços durante todo o processo.

Mas afinal quando devo contratar esse serviço?

Em primeiro lugar, é sempre bom ter conhecimento que uma consultoria não tem um momento certo como, na implantação da empresa, ou depois que a mesma esteja estruturada. O momento de buscar uma consultoria é aquele em que há uma necessidade de resolver uma demanda específica em sua empresa.

Claro que existem situações específicas em que uma consultoria de TI pode ser o fato crucial para o bom andamento de seus projetos. Abaixo elencamos algumas situações específicas onde sempre indicamos a utilização de uma consultoria de TI.

Quando não possuir uma equipe interna

É muito comum que uma empresa de pequeno ou médio porte não disponha de uma área específica para cuidar da TI. Dessa forma, uma consultoria auxiliaria bastante a entender as reais necessidades do negócio bem como se a estrutura existente é adequada para a realidade da empresa.

Quando é preciso um serviço especializado

Como falamos, existem áreas muito específicas no universo da TI, e por isso, a maioria das empresas não contam com um especialista de cada uma dessas áreas. Assim, quando surge a necessidade de um serviço especializado, uma consultoria especializada no assunto pode ser o diferencial na efetividade do serviço.

Quando novos projetos demandam especialistas

Existem empresas que trabalham com diversos projetos diferentes que exigem profissionais de diversas áreas. Como cada projeto tem uma especificidade, e as empresas normalmente não despendem de um especialista de cada possível área que seja necessária para cada nova demanda que surja, a consultoria de TI é muito requisitada, visto que ela dispõe da especificidade necessária para a execução do projeto, bem como a maleabilidade do tempo que cada projeto irá precisar.

Quando o desempenho dos equipamentos não está adequado

Em muitos casos, os equipamentos adquiridos pelas empresas não estão apresentando um bom desempenho. Isso pode ocorrer por diversos motivos, e podemos elencar os dois mais comuns, que são: o equipamento adquirido não é adequado para a execução daquela tarefa, e as configurações do equipamento não foram pensadas de uma forma otimizada a fim de prepara-lo para o desempenho das atividades.

Muitos pensam que a forma de resolver isso é adquirindo um novo produto, mais moderno, que poderá executar a função da forma correta, contudo, isso pode não resolver o problema, visto que o real problema pode estar em uma simples configuração que um novo equipamento não irá resolver. Dessa forma, uma consultoria pode auxiliar gestores a entender quais os problemas de fato estão ocorrendo, e assim propor resoluções para a situação, otimizando o tempo dos gestores e de sua equipe, bem como evitando gastos indevidos.

Tipos de Consultoria de TI

Separamos abaixo algumas das principais práticas da consultoria de TI que podem ser muito úteis para os seus serviços.

Governança de TI

Este é um serviço que une um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma empresa.

Sua finalidade é garantir controle efetivo, garantir os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir custos, suportar melhores decisões e alinhar a área de TI aos negócios.

Se quiser entender mais sobre governança de TI, clique aqui e leia nosso post onde explicamos como a governança de TI pode ajudar sua empresa a crescer.

Análise de Desempenho de Redes

Também conhecida como “Gerenciamento e monitoramento de redes”.

Este tipo de serviço tem como objetivo identificar o perfil de tráfego, a tendência e o comportamento destes ambientes, as aplicações que mais consomem banda para tratá-las (priorizando ou bloqueando).

Redução de custos de Telefonia

A partir do aperfeiçoamento dos processos internos, os custos em telefonia podem ser minimizados, uma vez que os serviços necessitaram cada vez menos das telecomunicações.

Além disso, a consultoria de TI ajuda a agilizar processos que poderiam demorar muito mais – o que ocasionaria, consequentemente, em prejuízos para as empresas, além de descumprimento de prazos, por exemplo.

 

Se você identificou que sua empresa precisa obter todas essas vantagens, talvez seja hora de você ter serviços de consultoria de TI para o seu negócio.

 

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

 

 

Powered by WP Review