O que é gestão: entendendo esse importante conceito nas empresas

Um dos pontos mais importantes na área de administração para uma empresa ter sucesso no mercado e poder crescer, além de um bom produto ou serviço, é a gestão.

Sua importância é tanta que o cargo de gestor dentro de uma empresa é um dos mais bem remunerados e cobiçados no setor corporativo. No entanto, cada vez menos pessoas sabem o que envolve, de fato, a gestão.

É preciso conhecer esse conceito em sua profundidade devida, mesmo que você não pretenda atuar no meio empresarial. Afinal, ele pode ser aplicado na gestão de seus estudos, organização financeira ou gestão doméstica, por exemplo.

E é isso que vamos tratar nas próximas linhas deste conteúdo, acompanhe.

Afinal, o que é gestão?

Para entender o que é gestão, vamos começar compreendendo o significado de seu termo.

Gestão vem do termo em latim gestione, e configura o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.

O termo é amplamente utilizado no campo empresarial, e nesse sentido, a gestão define o ato de administrar recursos de modo eficaz para que determinadas metas possam ser alcançadas.

As principais áreas da gestão

A gestão engloba várias áreas e pode ser distribuída em setores específicos. Mas para os fins deste conteúdo, vamos dar mais atenção à gestão empresarial.

De acordo com o engenheiro de minas, do século XX, Jules Henri Fayol, a gestão de uma empresa pode ser divida em seis setores:

  • Gestão Administrativa: Responsável por coordenar a administração da empresa como um todo, inclusive, encabeçando todas as outras áreas de gestão da companhia;
  • Gestão Financeira: Responsável pela administração exclusiva dos recursos financeiros da empresa, e sua diluição em gastos de investimentos, aquisição de materiais, etc;
  • Gestão de Contabilidade: A gestão que se desenvolve no âmbito contábil de uma empresa e que trata dos tributos, folhas de pagamentos… Enfim, de todas as competências que cabem ao setor contábil;
  • Gestão de produção: São os procedimentos administrativos para coordenar e sistematizar a produção da empresa e seu desempenho ao maior nível de eficiência possível;
  • Gestão de segurança: É o setor que cuida das ações e políticas para garantir a segurança do trabalho, produção e pessoal dentro e fora da empresa (envolve também atividades externas, ida/vinda à empresa, viagens, transporte de produtos/pessoal;
  • Gestão comercial: É a gestão voltada ao proceder de vendas no varejo, atacado, relacionamento com cliente para a empresa.

Essas seis áreas tornaram as ideias de Henri Fayol conhecidas como a Teoria Geral da Administração.

Gestão nos tempos atuais

O estudo da gestão como uma ciência vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões do meio corporativo.

Como a concorrência entre empresas está ficando a cada dia mais acirrada, é vital que a gestão de uma empresa abranja todos os setores existentes com o máximo de eficiência. O que demanda conhecimento e aplicação de processos bem estruturados e específicos para cada um desses setores que atendam às especificidades de cada tipo de negócio

E essa aplicação da gestão pode ser feita através de novos modelos já em uso ou de sua adaptação ao seu negócio, por isso a importância da continuidade dos estudos e constantes pesquisas de mercado.

Estamos preparando vários conteúdos que complementam esse. Enquanto isso, gostaríamos de sugerir a leitura de um artigo que fizemos sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados que está já está causando grandes movimentações nas empresas brasileiras.

Se inscreva em nossa newsletter e não perca nenhum deles. Preencha o formulário abaixo e até o próximo texto.


 

 

Powered by WP Review