O que é otimização de processos e quais seus benefícios

Toda e qualquer empresa possui uma cadeia em série de tarefas e atividades para realizar sua operação de negócios. Estes são os processos que tanto se fala hoje em dia em assuntos de negócio e administração.

E toda empresa que busque crescer, ser mais competitiva em termos de resultados e ter mais sucesso, tanto em faturamento quanto em lucro, precisa tornar esses processos melhores. Dar mais agilidade, dinamismo e economia de tempo e esforço para realizar esses processos.

Neste artigo, você vai conhecer a otimização de processos e como ela trás vários benefícios para uma empresa.

Acompanhe!

O que é a otimização de processos

A otimização de processos pode ser encarada e definida como um conjunto de ações com a finalidade de aumentar o desempenho dos processos, atividades, tarefas de um negócio. Ou seja, a otimização de processos é um meio para identificar etapas da operação de um negócio que podem ser melhoradas. E essa melhoria tem por finalidade colocar a empresa em uma posição de poder melhorar o seu desempenho geral, o que reflete nos resultados.

Assim, fica claro também que a otimização de processos não se limita a determinadas etapas da operação de um negócio. Toda e qualquer fase da operação, pode ser otimizado para gerar melhores desempenhos.

Por que otimizar processos é importante para uma empresa

Muitos empresários acham que a importância de se otimizar processos na empresa é estritamente técnica. Embora essa seja a função mais importante, pois busca gerar melhor desempenho para a operação da empresa, não é a única razão.

Como afirmamos no começo do artigo, a otimização de processos busca encontrar etapas da operação da empresa que podem ser melhorados, para então tomar ações práticas.

Todo o planejamento e trabalho de otimização de processos tem um peso na forma como a administração vê a empresa. Pois ela começa perceber que nunca tinha dado tanta atenção a forma como os processos são realizados na operação da empresa e que até então, bastava saber que tudo estava funcionando, mesmo que com o aproveitamento e desempenho aquém do possível.

4 vantagens e benefícios da otimização de processos

Uma vez que o processo de otimização está sendo realizado na empresa e que as etapas estão sendo melhoradas, diversos benefícios e vantagens podem ser percebidos.

Separamos quatro delas para que você entenda melhor por que otimizar os processos de uma empresa.

Redução de custos

Otimizar processos da operação reduz custos em — por exemplo —   energia, matérias-primas, colaboradores, ao mesmo tempo que otimiza tais custos.

Melhora na agilidade

Maior agilidade para executar os processos em todas as etapas da empresa, o que gera uma produção, prestação de serviço, atendimento, entrega, etc.

Melhora na qualidade da entrega

Em decorrência da redução de custos e melhoria de eficiência, os resultados em qualidade entregue aos clientes é maior, com custo igual ou mesmo menor para isso.

Maior clareza e visibilidade do processo

O processo de otimização trás mais clareza a toda a cadeia de etapas e processo do negócio, o que permite identificar melhor as falhas e corrigi-lás com soluções criativas e mais acertadas.

Otimizar é fundamental

Como você viu, otimizar processos da empresa é um trabalho que, não apenas é necessário, mas confere benefícios que auxiliam na melhor utilização de recursos, ganhos de produtividade e melhores resultados ao negócio.

Otimizar processos precisa ser uma prática contínua. Vale lembrar que isso esta diretamente ligado à gestão que é aplicada a empresa. É fundamental pensar que todos os setores não somente são passíveis de otimização de processos mas de fato precisam dessa prática. Por isso, gostaríamos de deixar uma sugestão de leitura. Desenvolvemos um material bem completo sobre gestão e como ela se aplica a empresas que visam alcançar melhores resultados e se posicionarem como referência.

Para receber mais conteúdos como esse, se inscreva em nossa newsletter.


Comments