A WAN definida por software, ou SD-WAN, é uma tecnologia de implantações de redes WAN baseadas em software via internet. A SD-WAN oferece um valor de utilidade significativo para organizações com filiais distribuídas em termos de agilidade e capacidade de alavancar a economia da largura de banda da Internet – em outras palavras, redução de custos e agilidade.

O Gartner estima que, “até 2020, mais de 50% das iniciativas de atualização de infraestrutura de borda de WAN serão baseadas na SD-WAN, em vez de nos roteadores tradicionais”.

Esse artigo explica o que é SD-Wan e a maneira pela qual os gerentes de TI e de negócios migram para uma rede distribuída, que é menos complexa, mais flexível e mais fácil de gerenciar.

O que é SD-Wan: entendo melhor a solução

As demandas por largura de banda estão aumentando e devem continuar nos próximos anos devido a vários fatores, incluindo a migração para a nuvem. Isso sobrecarrega as empresas que estão sujeitas a contratos inflexíveis de largura de banda de MPLS, um grande número de sites e orçamentos de TI limitados. Uma rede SD-WAN fornecida por nuvem pode resolver esses desafios, permitindo que as empresas aproveitem a banda larga de baixo custo sem prejudicar a qualidade de serviço.

Grandes empresas exigem conectividade de rede confiável e dimensionável. A MPLS é confiável, mas muitas vezes não é muito dimensionável devido a uma combinação de custo, SLAs rígidos, disponibilidade geográfica e longos prazos de instalação.

A largura de banda da Internet (banda larga de qualquer tipo ou LTE) é quase onipresente, rápida de implantar, flexível e muito mais econômica. Porém, esses links têm uma reputação de qualidade imprevisível (atraso, perda de pacote, instabilidade etc.). Adicionar um link de banda larga a um link MPLS existente também aumenta a complexidade (geralmente proibitiva em uma rede grande com milhares de sites) do gerenciamento do tráfego “essencial” pelo link MPLS (que tráfego? como identificá-lo? quantas regras há? quantos sites?), permitindo o tráfego “não essencial” pelo link da Internet. O tráfego pelo link da Internet também precisa ser protegido, mas as VPNs são executadas somente na infraestrutura de MPLS.

Como funciona SD-WAN

A SD-WAN usa software e tecnologias baseadas em nuvem para simplificar a entrega de serviços de WAN para filiais. A virtualização baseada em software permite a abstração de rede que resulta na implementação de operações de rede. O SD-WAN permite que os gerentes de TI e de negócios implantem a conectividade baseada na Internet (com seus benefícios de onipresença, alta largura de banda e baixo custo) com facilidade, rapidez e qualidade, confiabilidade e segurança.

SD-WAN – Evolução das redes e Cloudificação (SaaS)

A evolução das tecnologias de TI alterou os fluxos de tráfego nas organizações distribuídas. Os usuários remotos não só precisam de muito mais largura de banda (por exemplo, ao usar vídeo), mas também precisam acessar diretamente aplicativos baseados em SaaS/nuvem como o Saleforce, Office 365, Lync e armazenamento externo (como Dropbox, Evernote, etc). As redes MPLS tradicionais, que transmitem todo o tráfego da filial para um datacenter centralizado, não oferecem as vantagens de baixa latência e alto desempenho para esses aplicativos em nuvem. Além disso, os requisitos de segurança e gerenciamento associados a fluxos de tráfego diferentes aumentaram a complexidade do gerenciamento de operações de filiais, aumentando assim os custos operacionais (de equipe) para muitas organizações de TI.

Benefícios do SD-WAN

Em contraste, o SD-WAN oferece uma ampla gama de benefícios para organizações distribuídas, incluindo:

Arquitetura de nuvem otimizada

O SD-WAN elimina as penalidades de backhaul das redes MPLS tradicionais e aproveita a Internet para fornecer conexões seguras e de alto desempenho da filial para a nuvem. Com o SD-WAN, os usuários remotos perceberão melhorias significativas em sua experiência ao usar os aplicativos baseados em nuvem / SaaS. O desempenho das aplicações é garantido por meio do direcionamento de link por pacote com reconhecimento de aplicativos e dos recursos de correção sob demanda para obter o desempenho ideal para todos os tipos de tráfego, incluindo voz e vídeo em tempo real.

Economia

A conectividade com a Internet (incluindo cabo, DSL e ethernet) é amplamente disponível, rápida de implantar e uma fração do custo de circuitos MPLS equivalentes. O SD-WAN oferece os benefícios do serviço de WAN seguro e confiável a preços de Internet.

Agilidade nos negócios

Implantação rápida de serviços de WAN (como largura de banda e firewall) para operações de filial distribuídas sem a necessidade de enviar pessoal de TI no local. A largura de banda pode ser facilmente adicionada (com circuitos adicionais) ou reduzida à medida que os requisitos de negócios evoluem. A virtualização e a configuração automatizada de políticas de negócios e de segurança permitem serviços de direcionamento de tráfego automatizados, controlados centralmente com um só clique.

Gerenciamento

Um dos principais benefícios do SD-WAN é que ele torna a implantação de serviços de WAN na filial rápida e simples. As soluções SD-WAN devem ser simples de implantar e aproveitam o provisionamento centralizado para eliminar a necessidade de pessoal treinado para visitar locais remotos.

Como escolher o SD-WAN?

Essa nova tecnologia é uma tendência mundial, as empresas com múltiplas filiais estão migrando suas infraestruturas tradicionais (MPLS, ponto a ponto) para redes SDN e SD-WAN.

A Tripla possui expertise em projetos de redes SDN e SD-WAN, trabalhando com os principais players desse mercado como Huawei e Cisco (Viptela), podemos ajudar sua empresa na escolha da melhor solução.

Para saber mais sobre o assunto, fale com um de nossos especialistas.

Aproveitando a oportunidade, sugiro a leitura de um outro artigo em que abordo uma atualização nos protocolos wi-fi, chamado wi-fi 6.

 

 

Por favor, nos diga o que achou do conteúdo
5
Sending
User Review
0 (0 votes)

Comments