O que é segurança da informação?

Entenda o que é segurança da informação e porque ela é essencial para o seu negócio.

Segurança da informação é um assunto que tem sido cada vez mais buscado por CEOs e gestores, devido à alta frequência de ataques e novas ameaças que surgem todos os dias, e isso não é uma preocupação apenas das grandes empresas. Entenda agora o que é segurança da informação, e porque ela é tão importante para seu empreendimento.

O que é segurança da informação

Em primeiro lugar, é necessário entender que segurança da informação não é um produto ou um software. Podemos defini-la como um conjunto de estratégias e políticas, criadas para gerenciar processos que ameacem dados, digitais ou não.

Dentre seus objetivos, podemos citar:

  • Proteger e prevenir sistemas corporativos contra ataques virtuais.
  • Detectar e prevenir vulnerabilidades na TI da empresa.
  • Proteger informações da empresa que são guardadas virtualmente.
  • Implementar políticas de uso de dados na empresa.
  • Prevenir e inibir acessos a dados sigilosos por pessoas não autorizadas.

Agora que você já compreendeu o que é segurança da informação, vamos entender por onde começar a praticá-la em sua empresa. Para isso, entenda quais são os principais princípios a serem considerados para aplicar esta prática de forma eficaz:

Princípios da Segurança da informação

O propósito destas práticas se apoia em 3 princípios: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Confidencialidade

As informações são acessadas somente por aqueles que tem o direito de acessar. Imagine os dados de seus clientes, como o número do cartão de crédito, caindo em mãos indevidas. O dano pode ser irreparável.

Integridade

Os dados são confiáveis ​​e precisos para serem processados ​​corretamente.

Disponibilidade

As informações estão sempre disponíveis para serem acessadas, desde que por pessoas autorizados e para fins corretos.

Como saber se eu devo me preocupar com segurança da informação?

Manter seguros os seus dados, informações, arquivos, projetos, entre outros, certamente é uma preocupação de todo bom gestor. Mas vamos fazer um teste rápido, responda mentalmente a estas cinco perguntas:

  1. Você sabe se as informações salvas em seu servidor, cloud ou em outro ambiente, estão protegidas de acessos mal intencionados ou ataques?
  2. Você garante que os seus funcionários estão bem orientados sobre o processo ideal de armazenamento e compartilhamento das informações e dados?
  3. Ao se prevenir da espionagem industrial ou acesso não autorizado, você já pode ter pensado em salvar os seus arquivos apenas em seu próprio computador, para ninguém mais tenha acesso. Mas será que o seu equipamento ou rede estão suficientemente protegidos?
  4. Sabia que alguns ataques ou acessos, você nem mesmo percebe que ocorreram?
  5. Você se também preocupa com o armazenamento dos dados que não estão em um ambiente digital?

Se estas são perguntas frequentes em sua cabeça ou se nunca parou para pensar sobre isso, até agora, continue a leitura desse texto e entenda melhor como você poderá tornar sua empresa e seus dados mais seguros.

Porque pensar em segurança da informação para o meu negócio?

Se analisarmos os conceitos explicados acima, identificamos que segurança da informação está nas coisas mais simples do nosso cotidiano. Por exemplo: Acessar plataformas ou informações do seu trabalho em uma rede doméstica que não possui uma segurança adequada. Pode parecer algo simples, mas esse acesso pode ser a oportunidade que um hacker precisa para capturar suas informações.

Proteger todos os dados da sua empresa, seja a quantidade de colaboradores ou até mesmo a fórmula secreta do seu produto, é fundamental para a saúde do empreendimento.

A maior parte do valor de sua empresa está nas suas informações!

Conclusão

Entender o que é segurança da informação é um passo importante para tornar suas operações mais fluidas e sólidas – duas características que parecem antagônicas, mas que no contexto empresarial se completam.

Quer entender ainda mais sobre o assunto? Acompanhe nosso blog e se inscreva em nossa newsletter. Esses são dois canais muito poderosos que usamos para dar informações de valor para que você se preocupe cada vez menos com problemas em sua segurança e tenha o tempo que você precisa para manter o foco no seu negócio.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do blog@triplait.com.

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!