PABX Digital, IP e Analógico: você sabe qual a diferença entre eles?

Você conhece as diferenças entre os três principais sistemas PABX da atualidade?

Em um artigo anterior nós já mostramos de forma bem completa o que é PABX. Você pode acessá-lo clicando aqui para saber todos os detalhes sobre esse sistema. No entanto, aqui cabe uma explicação geral sobre o assunto.

Uma Central PABX, também chamada de Central Telefônica, nada mais é do que um equipamento, mais precisamente um sistema, que faz a centralização de linhas e ramais de uma rede telefônica. Entre suas principais funções estão a redução de custos com chamadas, o gerenciamento e facilidade de comunicação interna e externa dentro de uma empresa, além de mais eficiência e segurança para a rede.

PABX Analógico vs PABX Digital vs PABX IP

Existem alguns tipos de sistemas PABX. Dentre eles, três são muito conhecidos e usados por empresas de todos os tamanhos. Os sistemas de PABX Analógico, Digital e IP.

Continue a leitura desse conteúdo para saber mais sobre cada um deles.

O PABX Analógico

Os sistemas de PABX Analógicos entregam recursos profissionais de telefonia. Porém, diferente de outros sistemas, o modelo analógico de PABX exige manutenção e suporte feitos por especialistas.

Ele ainda é o mais usado em residências e empresas de pequeno e médio porte por conta do seu baixo investimento frente ao PABX Digital. Esse baixo custo de investimento é, de certa forma, uma das suas maiores vantagens.

Entre suas funcionalidades estão o controle de chamadas, recurso de chamada em espera, bloqueio de ligações a cobrar, conexão com ramais sem fio e transferência de chamadas.

Quanto às suas desvantagens, estão o alto custo de implantação, embora mais baixo que o digital, além de uma quantidade bem mais limitada de recursos para utilizar. Além disso, como esse sistema está cada vez mais obsoleto, não se encontram mais peças novas para manutenção e reparos no equipamento de um PABX analógico.

O PABX Digital

Já o modelo PABX Digital consegue fazer tudo o que o modelo analógico pode, mas com alguns diferenciais.

O PABX Digital conta com um número de recursos bem maior se comparado ao analógico. Existem algumas características que colocam ele em vantagem ao modelo analógico. Algumas dessas características são:

  • Discagem direta para ramais (DDR);
  • Entroncamento digital;
  • Seleção automática de linhas. Essa seleção permite que a central de atendimento da empresa verifique o melhor plano que o cliente tem em cada linha, o que gera mais economia;
  • Ramal econômico, com capacidade de programar um limite de tempo para cada ligação;
  • Pode ser integrado a computadores e outros sistemas PABX;
  • Identificador de chamadas;
  • Pode realizar chamadas com tecnologia IP (Com a utilização de equipamentos adicionais);
  • Facilidade de configuração do sistema;

Pela disponibilidade de recursos a implantação e uso de um PABX Digital praticamente não apresenta desvantagem. Na verdade, um dos poucos fatores que pesam é o seu investimento inicial alto dependendo do cenário. Investimento esse, que é compensado durante a operação do sistema numa empresa.

O PABX IP

Uma Central PABX IP é um dos modelos mais complexos e com mais recursos de PABX.

Esse sistema funciona como um servidor Proxy, coordenando as permissões concedidas aos usuários da rede. A rede usada neste sistema é a rede de dados para tráfego de voz, que suporta todas as funcionalidades de um PABX convencional, além de recursos adicionais.

Veja agora algumas das principais vantagens do uso do PABX IP em uma empresa:

  • Possibilidade de customização da rede;
  • Capacidade ilimitada de novos ramais à rede;
  • Facilidade para fazer a configuração do sistema (por meio de um simples browser de internet);
  • Gravação de mensagens automáticas e personalizadas;
  • Caixa postal;
  • Tarifas mais baixas para chamadas de longa distância;
  • Realização de chamadas de vídeo;
  • Reconhecimento de voz;
  • Integração entre filiais (Nesse caso, é necessário um link de internet dedicado a voz entre as filiais para manter a qualidade das ligações).

Quanto às desvantagens do PABX IP podemos apontar que ele tem dificuldades para operar, e bem, em locais com dificuldades de sinal de internet. Ou regiões com serviços de conexões ruins.

Além disso, as ligações em um sistema PABX IP são difíceis de se rastrear. O processo é um pouco mais díficil que em outros modelos, o que pode fazer com que ações criminosas pela rede possam não chegar ao delinquente em uma investigação.

Porém, os recursos adicionais avançados, sua constante evolução faz com que a adoção do modelo PABX IP seja vantajosa em praticamente todos os cenários.

Para conhecer mais sobre o PABX IP clique aqui.

Consulte nosso especialista para saber qual PABX é o melhor para sua empresa

Agora você sabe quais são as diferenças, características, vantagens e desvantagens dos modelos PABX Digital, Analógico e IP.

Dependendo do tamanho do seu negócio, assim como campo de atuação, adotar qualquer um desses três modelos atenderá bem a suas necessidades.

No entanto, caso deseje identificar qual dos três se encaixa melhor na sua empresa, ou possui alguma dúvida, basta deixar seu comentário abaixo.

Nossa equipe irá te responder o mais rápido possível para esclarecer tudo em profundidade.

Você também pode entrar em contato com especialistas da nossa equipe para questões mais personalizadas e complexas. Tudo que precisa fazer é clicar bem aqui.

Isso é tudo por agora, até mais!

 

 

Powered by WP Review