Rede Wi-Fi Empresarial: Conheça as Tendências do Mercado

Com o advento da era da Internet móvel, a rede wi-fi traz uma conveniência sem precedentes para o nosso trabalho diário, aprendizado e vida. O acesso à Internet a qualquer hora e em qualquer lugar se tornou uma necessidade básica para nós.

As redes Wi-Fi são amplamente reconhecidas como infraestrutura tão importante quanto a água e a eletricidade. Com o Wi-Fi entrando no seu 20º ano, os benefícios e valores de negócios do Wi-Fi são bem conhecidos pelas empresas. A tecnologia Wi-Fi continuará a ser desenvolvida para melhorar a experiência do usuário de Wi-Fi, aprimorando o desempenho, a capacidade e a cobertura.

Rede Wi-fi e a Transformação Digital

As redes Wi-Fi são uma parte importante da transformação digital das empresas. Com as redes sem fio, as empresas podem alcançar o movimento dos recursos de rede com os usuários, e os funcionários podem se beneficiar de escritórios móveis colaborativos ou a qualquer momento trabalhando por meio de aplicativos móveis. Hoje, 70% das empresas implementaram escritórios sem fio, melhorando consideravelmente sua eficiência de trabalho. Por meio de uma rede Wi-Fi, professores e alunos podem obter recursos de aprendizado on-line de maneira conveniente. As escolas também podem fornecer conteúdos de ensino mais abundantes por meio da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (AR), tornando o ensino e o aprendizado mais convenientes e eficientes do que nunca.

As redes Wi-Fi reduzem as despesas de construção de rede das empresas. Por exemplo, em uma empresa, um AP Wi-Fi comum pode suportar 60 estações (STAs) e um funcionário geralmente tem três terminais de acesso à Internet. Neste exemplo, um AP Wi-Fi pode abranger 20 funcionários. Não importa se eles estão navegando na Internet ou fazendo chamadas pela Internet, eles estão realmente usando esse AP Wi-Fi. Isso é bem diferente da abordagem tradicional que precisa implantar dois Telecommunications Outlets (TOs) para cada cubículo (um TO é para o cabo de rede eo outro é para telefonia), o que ocupará mais portas de switch. Especialmente em um estádio ou grande sala de conferências, não é realista implantar uma rede com fio que permite que todos os usuários acessem a Internet. O uso do Wi-Fi para cobertura total, no entanto, é uma escolha inevitável e viável.

Wi-Fi é uma rede de transmissão natural para IoT

Uma era da Internet das Coisas (IOT) está se aproximando rapidamente. Prevê-se que o número de dispositivos conectados chegue a 100 bilhões até 2025. Tecnologias como NarrowBandIoT (NB-IoT) ou Long Range (LoRa) são amplamente utilizadas na transmissão de longa distância da IoT. Aplicações típicas de IoT incluem leitura remota de medidores, estacionamento inteligente, água inteligente e monitoramento ambiental. Esses aplicativos são caracterizados por baixa largura de banda de dados, alta latência e ampla faixa de cobertura.

No entanto, os dados de IoT das empresas geralmente exigem transmissão segura de dados e baixa latência. Casos de uso típicos incluem a entrega de instruções de produção de oficinas de produção, entrega de armazenamento, logística, inventário e instruções de controle do robô, monitoramento em tempo real dos sinais vitais médicos e vigilância em tempo real das câmeras do campus. Uma rede Wi-Fi apresenta naturalmente alta largura de banda, transmissão segura em uma LAN e baixa latência. Portanto, é uma maneira inevitável e viável de transportar dados da IoT em uma rede Wi-Fi. Atualmente, muitos fornecedores propuseram seus APs IoT que possuem módulos Bluetooth ou ZigBee integrados para transmitir dados do dispositivo IoT.

Desafios e Tendências das Redes Wi-Fi

Após quase 20 anos de desenvolvimento, a empresa Wi-Fi alcançou grande sucesso. A maior contribuição do Wi-Fi é liberar as pessoas das redes tradicionais com fio e fornecer diversos serviços para usuários individuais, empresas e operadoras. Globalmente, o Wi-Fi está carregando mais da metade do tráfego total de dados. No entanto, com o surgimento de novos produtos e tecnologias inovadores, as redes sem fio estão enfrentando e continuarão enfrentando novos desafios no futuro.

Uma videoconferência em uma empresa pode estar subitamente congelando, um robô na linha de produção pode parar de funcionar devido a uma falha ao receber instruções e um aluno pode encontrar uma interrupção na rede enquanto estiver se comunicando com mentores estrangeiros. Todas essas ocorrências afetam a experiência do usuário.

Portanto, requisitos mais altos são impostos à experiência móvel, incluindo:

  • Alta estabilidade
  • Velocidade rápida
  • Baixa latência

Em primeiro lugar, uma rede sem fio deve ser estável o suficiente para garantir a continuidade do serviço. Para este fim, os terminais móveis devem ser altamente compatíveis com a rede sem fio. Enquanto isso, a rede sem fio possui um bom mecanismo de processamento de roaming e um mecanismo de garantia de redundância de rede.

O uso crescente de AR, VR e vídeo requer uma largura de banda de rede sem fio cada vez maior. O Wi-Fi 6 com alta velocidade e alta capacidade de acesso pode satisfazer o desafio da experiência do usuário.

Para algumas empresas que relutam em abandonar redes com fio e mudar para redes sem fio, uma de suas maiores preocupações é o atraso e a perda de pacotes, que geralmente são causados ​​por interferência. Em particular, quando a largura de banda de 80 MHz ou mesmo 160 MHz é usada em cenários de Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6, a interferência mútua é inevitável. Portanto, a interferência entre os canais deve ser evitada e a taxa de multiplexação do canal deve ser melhorada. Além disso, o aumento das bandas de frequência Wi-Fi é imperativo. A Federal Communications Commission (FCC) propôs a abertura da banda de 6 GHz para Wi-Fi, o que melhora muito a confiança do mundo em Wi-Fi.

Segurança de Rede Wi-Fi

A segurança das redes sem fio é sempre o foco de atenção devido à sua abertura. Em uma empresa, sua rede sem fio precisa transportar dados mais importantes. Portanto, a segurança da rede sem fio é o maior desafio. A segurança de rede sem fio geralmente inclui segurança de radiofreqüência (RF), segurança de terminal (terminal), segurança de acesso à rede e segurança de dados.

Segurança de RF

O RF sem fio está vulnerável a ataques devido à sua abertura. Os invasores podem iniciar ataques de Negação de Serviço (DoS) para causar indisponibilidade na rede. Um AP falso transmite o mesmo sinal SSID (Service Set Identifier) ​​da empresa para induzir conexões de usuários e depois obter as informações da conta do usuário.

Segurança do endpoint

Para garantir que apenas dispositivos autorizados possam acessar a rede corporativa, dois métodos são usados ​​com frequência. Especificamente, os laptops corporativos são autorizados ao ingressar em um domínio, e os terminais móveis são autorizados usando os certificados digitais Bring Your Own Device (BYOD). No entanto, nem todos os dispositivos suportam um desses dois modos. Como evitar dispositivos avulsos é um desafio para a segurança da rede sem fio empresarial.

Segurança de acesso à rede

a autenticação por senha é geralmente usada para acesso à rede. As empresas geralmente usam autenticação 802.1X de alta segurança para garantir acesso seguro. Em locais públicos, como hotéis, aeroportos e cafés, é usada a autenticação simples do Portal, a autenticação simples de chave pré compartilhada (PSK) ou até mesmo a autenticação aberta sem senhas. A autenticação de endereço MAC é normalmente usada em Dispositivos IoT.

Segurança de dados

na maioria dos casos, a criptografia é usada para garantir a segurança da transmissão de dados. A complexidade e a confidencialidade do algoritmo de criptografia precisam garantir a segurança dos dados.

Wi-Fi CERTIFICADO O WPA3 ™, um programa de certificação dos endereços da Wi-Fi Alliance, pode resolver esses problemas de segurança de acesso

Automação de Rede

A futura concorrência no mercado de Wi-Fi não mais se concentrará no hardware. Em vez disso, ele irá gradualmente se voltar para a plataforma de gerenciamento, usando tecnologias de aprendizado de máquina para prever comportamentos de rede e executar automaticamente mais tarefas.

A automação garante que as metas esperadas possam ser alcançadas em dispositivos ou sistemas por meio de detecção automatizada, processamento de informações, análise e controle, exigindo nenhuma ou mínima intervenção manual.

A automação de rede refere-se à conclusão automática de todo o processo, desde a implementação da rede até a otimização da rede e, depois, ao gerenciamento de O & M em rede, exigindo nenhuma ou mínima intervenção manual.

Rede Wi-Fi Empresarial: Conheça as Tendências do Mercado infraestrutura-de-ti  Custos de tempo, custos de mão-de-obra e experiência do usuário são as principais forças motrizes da automação de rede.

Implantação automatizada

O modo de implementação de rede tradicional tem baixa eficiência, o que afeta severamente a transformação digital e a expansão de serviços das empresas. Quando uma empresa precisa implantar uma rede sem fio corporativa em várias cidades ou países, a equipe de gerenciamento de TI precisa configurar e implantar dispositivos separadamente nas filiais. Isso leva a uma carga de trabalho pesada e complexa configurações. A implantação automatizada implementa o plug and play de dispositivos de rede e a configuração unificada de toda a rede por meio da API SDN (Software-Defined Networking) ou gerenciamento de nuvem.

Otimização automatizada

AIOps é a tendência da rede O & M no futuro. A principal diferença entre uma rede sem fio e uma rede com fio é que uma rede sem fio precisa ser continuamente otimizada com base no ambiente local e na experiência do usuário. No passado, a equipe de TI otimizava as tarefas com base em sua experiência ou feedback do usuário, o que é difícil de alcançar o efeito desejado. A otimização da rede automatizada usa AI e análise de big data para coletar informações em tempo real da rede local, gerar automaticamente políticas de otimização, concluir automaticamente a configuração de otimização de rede e até personalizar redes otimizadas com base em comportamentos de rede individuais.

Solução de problemas automatizada

Tradicionalmente, a resposta pós-incidente é feita após falhas na rede. O pessoal de TI conhece, analisa e corrige as falhas de rede somente depois que o sistema de gerenciamento de rede ou os usuários relatam as falhas de rede. O aviso de falha de rede automatizada usa dados grandes de IA para analisar e monitorar os principais indicadores de rede, otimizar dinamicamente as linhas de base com base em dados históricos e em tempo real, prever exceções de rede e eliminar possíveis falhas de rede antecipadamente.

Conclusão

Impulsionado pela rápida iteração de padrões e pelo crescimento explosivo de cenários de requisitos, um Wi-Fi de classe empresarial evoluiu da “expansão inicial de uma rede fixa” para uma solução completa de redes que inclui ACs, Agile Controller, NMS e sistema de autenticação.  Os serviços transportados em uma rede Wi-Fi não são mais apenas para atender à demanda do consumidor por “acesso à Internet móvel”.

O Enterprise Wi-Fi tornou-se uma infraestrutura que suporta a transformação digital e melhora a eficiência de produção e trabalho de vários setores. Uma rede Wi-Fi bem projetada pode melhorar muito a eficiência das operações corporativas e a satisfação dos funcionários, além de oferecer suporte a serviços mais digitais e inteligentes das empresas. Portanto, se você não tiver implantado um Wi-Fi ou sua rede Wi-Fi não puder atender aos requisitos do desenvolvimento de seu serviço digital, é recomendável implantar ou atualizar o Wi-Fi mais recente o quanto antes, considerando os seguintes fatores:

Tendências das redes sem fio no futuro

Há três tendências típicas no desenvolvimento e evolução de redes sem fio completas no futuro:

  • Os requisitos dos usuários em redes sem fio são transferidos de conexões baseadas em cobertura para alta percepção experiência em banda larga (sinais altamente confiáveis, capacidade de classe de vídeo e latência no nível de milissegundos).
  • Vários aplicativos de IoT e redes Wi-Fi são implantados juntos, sites em redes diferentes são convergidos, as capacidades são planejadas de forma colaborativa e a interferência entre redes é evitada.
  • Serão realizados serviços mais complexos na rede, desde serviços de vídeo de grande largura de banda até serviços VoIP de baixa latência, e até mesmo serviços de conexão confiáveis ​​de alguns dispositivos especiais. Políticas precisas e apropriadas de Qualidade de Serviço (QoS) devem ser implantadas para garantir a experiência diferenciada de serviços diversificados.

Acesso de usuários e segurança de dados

As tecnologias de segurança de uma rede Wi-Fi corporativa tradicional concentra-se na segurança sem fio, incluindo segurança de transmissão de dados, defesa contra ataques e antifalsificação para interfaces aéreas, bem como autenticação de acesso STA. A futura segurança Wi-Fi corporativa precisa ser ainda mais integrada às tecnologias de segurança de rede, incluindo o controle flexível da permissão do usuário e dos recursos de dados corporativos, e integração de políticas de segurança com e sem fio. Os ACs precisam trabalhar com os firewalls, sistema de detecção de vírus e sistema de análise de comportamento on-line para permitir que usuários autorizados acessem as redes, forçam usuários anormais a efetuar logout e impedem o acesso não autorizado a redes e dados corporativos.

Redes sem fio aplicáveis ​​a novas tecnologias e novos setores

As redes sem fio estão intimamente relacionadas ao desenvolvimento de novas tecnologias e novas indústrias. Um grande número de dispositivos IoT é usado no processo de transformação inteligente das empresas.

O Wi-Fi 6 foi totalmente preparado para a IoT em termos de segurança, acesso, capacidade, latência e economia de energia. Além disso, o Wi-Fi, como uma importante entrada de dados, fornece várias fontes de dados para análise de big data. Com o suporte de dispositivos IoT, a análise de big data é aprimorada ainda mais em precisão e conteúdo.

Novas tecnologias, como aprendizado de máquina e inteligência artificial, também impulsionam a inteligência das redes Wi-Fi. A calibração dinâmica de rádio baseada no aprendizado de máquina e o controle de admissão de comportamentos históricos também fortalecem as redes Wi-Fi, fazendo com que a rede Wi-Fi desempenhe um papel cada vez mais importante no desenvolvimento das empresas.

Rede Wi-Fi Empresarial: Conheça as Tendências do Mercado infraestrutura-de-ti  Com interconexões de dezenas de bilhões de terminais móveis, geração, computação e transmissão de enormes dados e advento de mais aplicativos hiper-convergentes, estamos entrando na era da conectividade inteligente de tudo. Nesta era, a rede Wi-Fi corporativa com recursos rápidos/estáveis/de segurança/inteligentes ajudará o sucesso da empresa na transformação digital.

Antes de finalizarmos, deixo uma leitura complementar sobre virtualização, hiperconvergência e software-defined datacenter, assuntos muito importantes para empresas que visam otimização de investimentos e processos.

 

 

Por favor, nos diga o que achou do conteúdo
5
Sending
User Review
5 (1 vote)

Comments