Por que sua empresa precisa de uma solução de DLP

Segurança da Informação nunca foi um tema tão abordado como atualmente. Em tempos de GDPR e LGPD o assunto se tornou simplesmente crucial para a saúde das empresas (visto que a não conformidade com as regulamentações podem causar problemas reais, principalmente no âmbito financeiro).

Se você não entende muito bem sobre GDPR ou LGPD, não se preocupe, temos muitos conteúdos que vão te explicar tudo o que você precisa saber sobre esses assuntos para assim, entrar em conformidade com as regulamentações. Basta clicar em seus respectivos nomes acima.

Agora trataremos de outro assunto que influencia, e muito, a segurança dos dados de sua empresa, bem como todas as demais informações que transitam em sua rede.

Podemos afirmar que Segurança de dados é, senão o maior, um dos maiores desafios que as empresas têm em nosso mundo moderno. O fenômeno do Big Data trouxe diversos benefícios e ainda mais desafios.

Com toda essa revolução na forma de coletar, armazenar, tratar e utilizar informações, a solução de DLP (Data Loss Prevention) se tornou crucial para toda e qualquer empresa que visa uma real proteção de seus dados.

Por isso, elencamos 7 funcionalidades que entendemos ser fundamentais em uma ferramenta de prevenção de perda de dados (DLP), para assim facilitar sua tomada de decisão ao comprar uma solução de DLP.

Acompanhe!

O que é uma solução de DLP?

Antes de colocar as funcionalidades, é importante explicar o que é de fato essa solução.

Data Loss Prevention é uma ferramenta utilizada no processo de monitoramento de ocorrências que podem ocasionar o vazamento de informações. Resumidamente, é uma ferramenta que objetiva na prevenção e correção de vulnerabilidades.

Vale ressaltar que existem diversas soluções de DLP direcionadas para diferentes frentes, como o Network DLP, Storage DLP e o Endpoint DLP, mas todas com o mesmo objetivo: prevenir a perda de dados.

O recurso de DLP compõe uma solução de segurança junto a políticas, firewalls, enpoint protection, e na maioria dos casos é vendido como um adicional.

Vamos agora às funcionalidades fundamentais.

Detecção de ameaças baseada em conteúdo

Bons sistemas de DLP devem usar técnicas de impressão digital para marcar com impressões digitais as fontes de dados estruturados, identificar informações confidenciais em dados não estruturados como arquivos JPEG, PDF ou documentos do Microsoft Office além de detectar conteúdos através de correspondência de palavras-chave, propriedades do arquivo, padrões e até mesmo expressões.

Também precisam empregar o machine learning afim de proteger informações que envolvam propriedade intelectual. Este tipo de conteúdo raro ou difícil de descrever é detectado com o uso da análise estatística de dados não estruturados para compará-los a conteúdo ou documentos similares.

Ao empregar esses recursos de detecção baseados em conteúdo, as organizações podem encontrar dados confidenciais armazenados praticamente em qualquer lugar e em qualquer formato.

Definir e aplicar políticas em todo o ambiente

Por conta da quantidade de dados e como eles se dispersam em diversos ambientes e dispositivo, a capacidade de aplicação de políticas de uma forma homogênea é fundamental. As melhores ferramentas conseguem agregar um gerenciamento unificado a uma ferramenta que faça relatórios de BI, além de possibilitar a criação e aplicação de políticas abrangentes.

Esta configuração fornece a funcionalidade para definir políticas de perda de dados, revisar e reparar quaisquer incidentes e realizar a administração básica do sistema em todos os endpoints, dispositivos móveis, serviços na nuvem e sistemas instalados localmente.

Esses recursos garantem uma aplicação consistente das políticas e a capacidade de agir, quando necessário, para proteger dados confidenciais.

Monitoramento e proteção reforçada para armazenamentos e e-mails baseados na nuvem

Trabalhar com soluções em nuvem traz diversos benefícios, como otimização de tempo, de infraestrutura além de mobilidade. Contudo, esse ambiente, se não protegido da forma correta, pode acarretar em diversos problemas para a empresa. Dessa forma, é fundamental que sua solução de DLP ofereça proteção e monitoramento de nível empresarial para uma maior visibilidade e proteção de armazenamentos e e-mail baseados em nuvem.

Uma solução DLP avançada também deve ter a capacidade de monitorar e proteger informações confidenciais transmitidas por e-mail, garantindo a detecção rápida de dados confidenciais e a subsequente notificação de usuários responsáveis pelas violações de políticas.

Proteção de dados em endpoints tradicionais

Soluções DLP de última geração incluem a funcionalidade de monitoramento, identificação e proteção de informações em desktops, tradicionais ou virtuais, bem como dentro ou fora das redes corporativas.

Dentre os recursos, podemos citar:

  • Detecção e varredura local.
  • Monitoramento em tempo real para vários eventos em diversos sistemas operacionais.
  • Monitoramento de dados confidenciais que estão sendo copiados, baixados ou transmitidos entre laptops e desktops, seja através de aplicativos, e-mail, armazenamento na nuvem ou armazenamento removível.

Além disso, é muito interessante considerar soluções com múltiplas opções de varredura (como varredura diferencial e “idle scan”) para aumentar o desempenho, e notificações pop-up no caso de violação das políticas.

Proteção total para dispositivos móveis

A utilização de dispositivos mobile tem crescido exponencialmente no âmbito corporativo. Contudo, o maior problema que isso tem acarretado é que os usuários, em sua grande maioria, utilizam dispositivos pessoais para fins corporativos, e esperam ter acesso aos dados confidenciais quando, onde e como quiserem.

Uma boa solução de DLP é capaz de monitorar e detectar quando os usuários estão baixando material confidencial para seus dispositivos iOS e Android – e evitar essa transmissão quando necessário. Possibilitando assim uma otimização de processos sem sacrificar o ambiente de segurança criado para a empresa.

Uma resposta ao problema de dados não estruturados

Dados não estruturados apresentam um desafio real, pois representam a grande maioria de todos os dados e crescem a uma taxa surpreendente de 70% ao ano. Dado esse crescimento, não é surpresa alguma que as organizações tenham dificuldade em gerenciar e proteger esses dados de forma eficaz.

O DLP é capaz de auxiliar na resolução desse problema pois permite que as empresas assumam o controle dos dados não estruturados, diminuindo assim o grau de vulnerabilidade dos mesmos. Além disso, tais ferramentas tem o poder de proteger automaticamente os arquivos expostos que são detectados, colocando-os em quarentena, aplicando alguma criptografia ou simplesmente movendo-os para um local mais seguro.

Proteção aos dados em movimento

Uma solução de DLP bem estruturada é capaz de detectar informações confidenciais em uma variedade de protocolos (HTTP, FTP, SMTP) enquanto também oferece uma inspeção detalhada do conteúdo de todas as comunicações sem perda de pacotes.

Além disso, inspeções de e-mail de negócios e tráfego da web de saída por dados confidenciais – com notificações subsequentes relacionadas as violações de políticas – são uma característica fundamental para proteger dados em movimento.

Uma boa solução de DLP realmente é fundamental para as empresas

Negligenciar a segurança de dados pode ser catastrófico para a operação da empresa, por isso, investir em soluções efetivas e completas é fundamental.

Após a leitura desse material é possível entender como a ferramenta DLP é benéfica para a empresa, e como sua utilização pode compor com maestria toda solução de segurança.

Para completar a leitura desse artigo, gostaria de sugerir um e-book produzido por nossos especialistas, onde explicamos mais sobre segurança da informação e como começar a aplicar em sua empresa. Conseguimos entender que para que as ferramentas utilizadas sejam realmente efetivas, é fundamental que as pessoas que utilizam as informações tenham um mindset voltado para isso.

Clique aqui e baixe o material gratuitamente.

Até a próxima.

 

 

Por que sua empresa precisa de uma solução de DLP
  • Por favor avalie nosso post.
5
Sending
User Review
0 (0 votes)

Comments