Tendências sobre Internet das coisas – o que muda para as empresas?

Entenda o que é internet das coisas e o que as empresas devem esperar dessas inovações em 2018.

Como parte do conjunto de transformações digitais que vivemos hoje em dia, a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), vem conquistando cada vez mais o seu espaço, deixando de ser uma simples ideia para se tornar realidade.

Com os anos, esta tendência tem tudo para se tornar cada vez mais presente, tanto na vida das pessoas, quanto nas empresas, modificando completamente a forma como se interage com o meio ao nosso redor.

Mas será que você já parou para se perguntar o que realmente é a Internet das coisas? Como essa inovação da tecnologia pode impactar a sua empresa?

Se ainda não tem resposta para estas perguntas, então preste bastante atenção nesse post, pois nele você encontrará a solução para estas e muitas outras questões envolvendo a famosa Internet of Things (IoT).

Confira!

O que é Internet das Coisas

Basicamente, o conceito desse termo está ligado a ideia de vários objetos conectados à internet. Ou seja, a Internet das Coisas é um conceito dado para os elementos que podem estabelecer uma conexão com a internet, auxiliando pessoas e empresas a interagir de forma prática com o meio a sua volta, desde que estejam combinados com sistemas automatizados.

Em resumo, a Internet das Coisas seria uma espécie de ampliação da conectividade, que traz os benefícios gerados pela internet e os aplica em qualquer contexto, para facilitar o dia a dia das pessoas e otimizar os processos dentro das empresas.

Tendências sobre Internet das Coisas para 2018

Obviamente, uma inovação sempre puxa outras, não é mesmo?! Então, com a Internet das Coisas isso não seria diferente. Algumas tendências provavelmente estarão vindo à tona este ano juntamente com a implantação da IoT. Veja algumas delas:

Plataformas IoT mais amigáveis

As plataformas IoT passarão a ser desenvolvidas de forma mais estratégica para facilitar cada vez mais a execução e implementação da IoT nas empresas, contemplando maior facilidade na integração hardwares; soluções de autenticação, gestão de identidades e criptografia dos dados das coisas mais eficazes; aplicações para marketplace; APIs variadas e mais amigáveis.

Pontos de venda interligados a base de dados

Outra tendência que será muito presente, especialmente no varejo, é a questão dos seus pontos de venda passarem a ficar mais conectados as suas bases de dados, o que irá facilitar (e muito) na hora de correlacionar os dados com a quantidade de pessoas que frequentam a loja, dados demográficos, preferências do cliente, dentre outras informações relevantes para o negócio.

Ferramentas de Business Inteligence (BI) com Analytics mais sofisticados

Tudo gera informações na Era da Internet das Coisas e como o volume de dados é cada vez maior e o grande desafio se torna a realização de análises inteligentes de tudo isso, de forma prática e automatizada.

Com isso, a partir do último ano, as empresas começaram a empregar recursos de analytics mais sofisticados em suas estruturas de IoT, com maior habilidade de gerenciar dados e realizar análises através de um raciocínio sistemático, efetivando assim os seus processos.

E o que muda para as empresas?

Agora que você já sabe o que é Internet das Coisas e as suas principais tendências para este ano, poderá compreender melhor como essa inovação pode impactar o seu negócio. Basicamente, a aplicação dessa inovação tecnológica nas empresas tem tudo para promover várias mudanças, como:

Investimento em tecnologia

A partir do momento em que uma empresa resolve implementar o uso da Internet das Coisas nos seus departamentos, isso requer um investimento maior em tecnologia, produtos, mão de obra especializada, além de treinamentos.

Segurança de dados

Na medida em que novos equipamentos vão sendo integrados à rede de uma empresa, é comum que algumas informações acabem ficando vulneráveis.

Para evitar que isso aconteça, as empresas deverão passar por algumas mudanças, como investir em mais segurança da informação, através da aquisição de softwares de qualidade, sem contar a estruturação de uma equipe de TI eficiente.

Experiência do Cliente

Com a chegada de novos dispositivos e serviços no mercado brasileiro, grandes empresas investirão no marketing para melhorar a experiência dos clientes do varejo. Por exemplo, ao chegar em um estabelecimento, o cliente poderá receber um alerta sobre a promoção de um produto que ele demonstrou interesse quando visitava a loja virtual. E será cada vez mais comum vermos novos tipos de estabelecimento totalmente voltado para a conveniência e experiência do cliente, como o caso do Amazon Go.

 

A IoT possibilitará um crescimento considerável de novos recursos para as empresas e do volume de dados e informações sobre os consumidores e com isso, o que torna inevitável uma mudança no perfil de trabalho das empresas. A sua empresa está preparada? Quais mudanças a sua empresa já tem percebido?

 

 

Powered by WP Review